O RIAS é o Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens da Ria Formosa e está localizado em Olhão. Desde meados de 2009 a sua gestão está a cargo da Associação ALDEIA, em parceria com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e a ANA-Aeroportos de Portugal, através do Aeroporto de Faro.

quinta-feira, 27 de março de 2014

Devolução à Natureza de 3 gaivotas-d'asa-escura

Devolução à Natureza de 3 gaivotas-d'asa-escura (Larus fuscus)
Hotel Vila Galé Albacora - Tavira
18 de Março de 2014






Três gaivotas-d'asa-escura foram encontradas nas zonas de Lagos e Portimão e foram reencaminhadas para o RIAS. Quando chegaram foi-lhes diagnosticada uma doença que as enfraquecia. Receberam tratamento especifico para a patologia e foi necessário auxiliá-las na alimentação nos primeiros dias até recuperarem forças para se alimentarem sozinhas. Posteriormente foram submetidas a treinos de voo.
As gaivotas foram devolvidas à natureza num encontro de trabalhadores dos hotéis Vila Galé e foram baptizadas de "Inácia", "Matilda" e "Sara".





Devolução à Natureza de um ouriço-cacheiro

Devolução à Natureza de um ouriço-cacheiro (Erinaceus europaeus)
Quinta de Marim - Olhão
16 de Março de 2014



Um ouriço-cacheiro foi entregue no RIAS por um particular que o encontrou num local inapropriado para a sua espécie. A sua recuperação consistiu em alimentação própria e colocação juntamente com outros indivíduos da mesma espécie para ganhar os instintos naturais. O animal foi devolvido à natureza por uma particular que o apadrinhou.




Curso de Iniciação à Identificação e Ecologia de Répteis e Anfíbios, 3ª edição

Nos dias 15 e 16 de Março de 2014, o RIAS/ALDEIA organizou mais uma edição do Curso de Iniciação à Identificação e Ecologia de Répteis e Anfíbios, que decorreu na Casa João Lúcio/ Ecoteca de Olhão.


No primeiro dia de formação, que contou com 15 participantes, abordaram-se os anfíbios e no segundo dia o grupo dos répteis. Durante os dois dias de curso foram também efectuadas duas saídas de campo, na Quinta de Marim, onde se viram as seguintes espécies:

Répteis:
Camaleão (Chamaeleo chamaeleon)
Osga-comum (Tarentola mauritanica)
Cobra-de-água-viperina (Natrix maura)
Cobra-cega (Blanus cinereus)
Lagartixa-do-mato (Psammodromus algirus
Cágado-mediterrânico (Mauremys leprosa)
Cágado-de-carapaça-estriada (Emys orbicularis)


Anfíbios:
Rã-verde (Pelophylax perezi
Rã-de-focinho-pontiagudo (Discoglossus galganoi)






segunda-feira, 24 de março de 2014

Campanha de angariação de materiais no Pão de Açucar

No passado dia 15 de Março o RIAS esteve no Pão de Açúcar de Olhão numa campanha de angariação de materiais.


Ao longo do dia da campanha conseguimos angariar 8 carrinhos com os seguintes materiais:



  • 9,5 L de lava tudo
  • 47 L de detergente da loiça
  • 72,5 L de lixívia
  • 6 L de detergente da roupa
  • 89 unidades de papel de cozinha
  • 7 embalagens de panos de limpeza
  • 160 unidades de papel higiénico
  • 220 pares de luvas de latex
  • 18 pares de luvas de cozinha
  • 9 embalagens de sacos de congelação
  • 420 sacos do lixo
  • 19 unidades de sabão para as mãos
  • 31 embalagens de esfregões
  • 1 resma de papel A4
  • 10 unidades de água oxigenada
  • 10 álcool
  • 8 unidades de betadine
  • 22 embalagens de cotonetes
  • 1 embalagem de algodão
  •  220,8 Kg de ração seca
  • 29,9 kg comida húmida para cães e gatos
  • 15 embalagens de comida de aves
  • 19,27 kg alimento em lata para cães e gatos
  • 12 kg de croquetes para gatos 
  • 3 embalagens de comida para hamster
  • 10 kg de milho



  • O RIAS agradece ao Pão de Açúcar pela disponibilidade em ser parceiro nesta iniciativa, aos voluntários que disponibilizaram o seu tempo e a todas as pessoas que com generosidade contribuíram com bens e materiais essenciais ao funcionamento do centro.


    Visita do Secretário de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza

    No passado dia 13 de Março o Secretário de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza, Exmo Miguel de Castro Neto visitou o Parque Natural da Ria Formosa na sequência de uma formação para técnicos do ICNF.
    Durante a sua visita teve a oportunidade de devolver à natureza um milhafre-preto recuperado no RIAS (ver abaixo) e de conhecer as instalações do centro.



    Devolução à Natureza de um milhafre-preto (Milvus migrans)
    Quinta de Marim - Olhão
    13 de Março de 2014




    Um milhafre-preto foi reencaminhado pelo SEPNA de Almodôvar depois de ter sido encontrado em Castro Verde. O animal apresentava uma asa partida por colisão. A sua recuperação consistiu em imobilizar a zona afectada e aplicação de tratamento específico. Posteriormente foi submetido a treinos de voo e de caça.
    O milhafre-preto foi devolvido à natureza pelo Secretário de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza que o baptizou de "Cites", em referencia à convenção contra o tráfico de espécies. 




    Devolução à Natureza de dois francelhos

    Devolução à Natureza de dois francelhos (Falco naumanni)
    Centro de Educação Ambiental de Vale Gonçalinho - Castro Verde
    01 de Março de 2014



    Dois francelhos foram reencaminhados para o RIAS pelo Projecto Life Estepárias. Os animais que nos chegaram de Castro Verde eram crias que caíram do ninho. Foi necessário alimentá-los e esperar que as penas necessárias ao voo crescessem. Sendo uma espécie migradora tivemos de mantê-los no centro durante o Inverno para libertá-los na época mais adequada.
    Os animais foram devolvidos à natureza durante o evento Entrudanças com a presença de cerca de 15 pessoas.




    segunda-feira, 17 de março de 2014

    Visita de uma turma ao CIA

    O Curso de Turismo e Ambiente visitou a Quinta de Marim e aproveitou para conhecer o RIAS. Os onze alunos tiverem a oportunidade de ser guiados no Centro de Interpretação Ambiental ficando a conhecer o nosso trabalho e projectos. 



    Obrigada pela visita!

    quarta-feira, 12 de março de 2014

    Participação do RIAS na Marcha-Corrida do Dia Internacional da Mulher


    A Associação Oncológica do Algarve (AOA) organizou mais uma vez uma Marcha-Corrida do Dia Internacional da Mulher para alertar as pessoas para um estilo de vida mais saudável como forma de prevenção do cancro. Este evento teve ainda o objectivo de angariar fundos para uma obra da associação.
    O RIAS esteve presente neste evento, que ocorreu no passado Domingo dia 9 de Março, na Praça da República em Tavira, com uma banca para a realização de actividade de educação ambiental para os mais novos.
    Agradecemos o convite feito pela AOA e tivemos todo o prazer em participar nesta iniciativa que contou com cerca de 500 pessoas.



    Devolução à Natureza de um ouriço-cacheiro

    Devolução à Natureza de um ouriço-cacheiro (Erinaceus europaeus)
    Quelfes - Olhão
    7 de Março de 2014



    Um ouriço-cacheiro foi entregue no RIAS depois de ter sido encontrado em Olhão. O animal apresentava algumas feridas que foram necessárias desinfectar e cicatrizar. Foi ainda necessário alimentá-lo até ganhar o peso ideal para sobreviver na natureza.  O ouriço foi libertado por um familiar de quem o encontrou e foi baptizado de "Fofinho".

     


     

    terça-feira, 11 de março de 2014

    quinta-feira, 6 de março de 2014

    Visita da Turma 11º11 da Esc. Sec. João de Deus, Faro

    A turma 11º 11 do Curso Profissional de Técnico de Gestão do Ambiente da Escola Secundária João de Deus de Faro, que já tinha visitado o RIAS no Verão passado, aderiu à Campanha de Apadrinhamento para Escolas. 
    Os alunos tiveram a oportunidade de assistir a uma breve apresentação e visitar o CIA, procedendo depois à devolução à natureza do animal apadrinhado (ver abaixo).


    Devolução à Natureza de uma gaivota-d'asa-escura (Larus fuscus)
    Quinta de Marim - Olhão
    28 de Fevereiro de 2014


    A gaivota-d'asa-escura foi encontrada por um particular em Lagoa, que a entregou no RIAS. O animal estava bastante debilitado devido a doença, o que o impedia de se alimentar sozinho, voar ou colocar-se de pé. Foi necessário administrar fluido-terapia e auxiliar na alimentação até esta ganhar forças para o fazer autonomamente. Por fim foi submetida a treinos de voo. A gaivota foi apadrinhada por uma turma que a devolveu à natureza e que a baptizou de "11-11".

    Construção de caixas-ninho em São Brás de Alportel



    No âmbito de uma colaboração com a Quinta do Peral em São Brás de Alportel o RIAS desenvolveu em conjunto com este organismo, uma actividade de construção e colocação de caixas-ninho.
    A actividade desenvolveu-se com duas turmas que depois de assistirem a uma breve apresentação tiveram a oportunidade de ajudar a construir, decorar e colocar as caixas-ninho no recinto da sua escola.




    quarta-feira, 5 de março de 2014

    Campanha de angariação de materiais, Pão de Açucar

    No próximo Sábado, 15 de Março, irá decorrer uma campanha de angariação de bens e materiais para o RIAS no Pão de Açúcar do Ria Shopping em Olhão.


    Esta acção decorrerá na entrada do hipermercado a partir das 10:00.




    Ajude-nos na divulgação desta campanha!