O RIAS é o Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens da Ria Formosa e está localizado em Olhão. Desde meados de 2009 a sua gestão está a cargo da Associação ALDEIA, em parceria com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e a ANA-Aeroportos de Portugal, através do Aeroporto de Faro.

quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Devolução à Natureza de duas corujas-das-torres

Devolução à Natureza de duas corujas-das-torres (Tyto alba)
Castro Verde - Beja
26 de Novembro de 2014




Duas corujas-das-torres foram encontradas em Aljustrel por particulares, tendo sido encaminhadas para o RIAS pelos Vigilantes do Parque Natural do Vale do Guadiana. 

Uma destas corujas apresentava uma fractura antiga numa das asas, com um calo muito evidente. A sua recuperação consistiu na imobilização da asa até que o calo se evidenciasse menos. Foi então sujeita a exercícios de fisioterapia de forma a ganhar mobilidade e uma postura normal da asa.


A outra coruja ingressou no RIAS após ter caído do ninho ainda muito jovem. A sua recuperação consistiu na disponibilização de comida até que atingisse um peso considerável.



Posteriormente foram ambas submetidas a treinos de voo e caça, tendo sido devolvidas à natureza por participantes do "Curso de Formação em Investigação do Uso Ilegal de Veneno no Meio Natural", que as baptizaram de "Castro" e "Vitória".





Sem comentários: