O RIAS é o Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens da Ria Formosa e está localizado em Olhão. Desde meados de 2009 a sua gestão está a cargo da Associação ALDEIA, em parceria com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e a ANA-Aeroportos de Portugal, através do Aeroporto de Faro.

sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Devolução à Natureza de dois gansos-patola

Devolução à Natureza de dois gansos-patola (Morus bassanus)
Fuseta - Olhão
10 de Dezembro de 2014




Dois gansos-patola, um adulto e o outro juvenil, foram encaminhados para o RIAS pelos Vigilantes do Parque Natural da Ria Formosa, após terem sido encontrados por particulares em Lagos e Albufeira.

O ganso-patola adulto (vídeo) ingressou no Centro com sintomas de uma doença que causa desidratação e, consequentemente, debilidade não tendo forças para se colocar de pé nem voar. A sua recuperação consistiu na administração de fluídos de forma a garantir a hidratação.

O juvenil (foto) chegou ao RIAS com ferimentos de rede/fio de pesca numa das patas. Apresentava lesões no músculo e no osso com alguma necrose dos tecidos e rotura de tendões. Foram necessárias duas intervenções cirúrgicas de forma a aproximar a pele e tapar a ferida, tendo sido colocada uma ligadura para facilitar a cicatrização. Após a ferida sarar totalmente foi necessário esperar sinais de crescimento de penas nessa pata.

Foram ambos devolvidos à natureza por técnicos do RIAS.







Sem comentários: