O RIAS é o Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens da Ria Formosa e está localizado em Olhão. Desde meados de 2009 a sua gestão está a cargo da Associação ALDEIA, em parceria com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e a ANA-Aeroportos de Portugal, através do Aeroporto de Faro.

quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Apresentação do RIAS no encontro Ria Formosa Lab

No âmbito de um encontro do Ria Formosa Lab - Conhecer, Conversar e Experimentar (integrado no planeamento do "Programa de Acção para a Valorização e Dinamização Turística da Ria Formosa") o RIAS foi convidado a apresentar o seu trabalho. Numa pequena conversa os participantes ficaram a conhecer o trabalho do RIAS e posteriormente participaram na devolução à natureza de um peneireiro-comum recuperado no nosso centro (ver abaixo).



Devolução à Natureza de um peneireiro-comum (Falco tinnunculus)
Quinta de Marim - Olhão
28 de Novembro de 2014





Um peneireiro-comum ingressou no RIAS com uma fractura na asa esquerda. Foi necessário imobilizar a asa afectada até a fractura cicatrizar e depois foi submetido a exercícios de fisioterapia para garantir que ganhava a mobilidade necessária. Quando recuperou desta lesão foi submetido a treinos de voo e caça. Durante a sua estadia no RIAS estragou algumas penas da cauda, pelo que para acelerar a sua devolução à natureza, foi realizado o enxerto das penas estragadas.
Este individuo foi libertado durante o encontro Ria Formosa Lab e os participantes do evento baptizaram-o de "Formosa".





Sem comentários: