O RIAS é o Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens da Ria Formosa e está localizado em Olhão. Desde meados de 2009 a sua gestão está a cargo da Associação ALDEIA, em parceria com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e a ANA-Aeroportos de Portugal, através do Aeroporto de Faro.

quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Devoluções à Natureza de dia 23 de Outubro de 2014

Devolução à Natureza de um camaleão-comum (Chamaeleo chamaeleon)
Quinta de Marim - Olhão
23 de Outubro de 2014




Este camaleão comum ingressou no RIAS após ter sido encontrado por um particular, numa zona perigosa para a sua  sobrevivência. Uma vez que se encontrava em boa forma e não apresentava comportamentos estranhos à espécie, foi imediatamente devolvido à natureza por dois visitantes do CIA - Centro de Interpretação Ambiental.



Devolução à Natureza de dois cágados-mediterrânicos (Mauremys leprosa)
Quinta de Marim - Olhão
23 de Outubro de 2014





Foram encontrados dois cágados-mediterrânicos numa zona pouco propícia a estes animais. Os cágados foram encaminhados para o RIAS, onde foram verificadas as condições físicas de ambos. Tendo em conta que nenhum deles apresentava quaisquer lesões foram imediatamente libertados por uma visitante do CIA e ex-voluntária do RIAS que as baptizou de "Iliada" e "Morla".


video


Devolução à Natureza de uma rola-turca (Streptopelia decaoto)
Quinta de Marim - Olhão
23 de Outubro de 2014





Esta rola-turca foi encontrada por um particular no Parque de Campismo de Olhão, após ter caído do ninho. Tendo em conta que ainda era muito jovem a sua recuperação consistiu na alimentação assistida com uma pinça, até que o conseguisse fazer sozinha. Foi então submetida a treinos de voo, tendo sido devolvida à natureza por um visitante do CIA que a baptizou de "Galega".

video

Sem comentários: