O RIAS é o Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens da Ria Formosa e está localizado em Olhão. Desde meados de 2009 a sua gestão está a cargo da Associação ALDEIA, em parceria com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e a ANA-Aeroportos de Portugal, através do Aeroporto de Faro.

sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Devoluções à Natureza de dia 16 de Outubro de 2014

Devolução à Natureza de uma gaivota-d'asa-escura (Larus fuscus)
Quinta de Marim - Olhão
16 de Outubro de 2014




Esta gaivota-d'asa-escura foi encontrada em Olhos de Água por um particular e foi encaminhada para o RIAS pelos Vigilantes do Parque Natural da Ria Formosa. Apresentando sintomas de uma doença debilitante, o seu tratamento consistiu na administração de fluídos e alimentação assistida, até que o conseguisse fazer por si. Uma vez de pé e a alimentar-se sozinha foi submetida a treinos de voo, tendo sido devolvido  por uma técnica do RIAS.


Devolução à Natureza de uma garça-boieira (Bubulcus ibis)
Quinta de Marim - Olhão
16 de Outubro de 2014




Uma garça-boieira foi encontrada na Quinta de Marim com as penas molhadas, suja e muito debilitada. A sua recuperação consistiu em fornecer-lhe alimento e várias sessões de limpeza da plumagem. Posteriormente foi submetida a treinos de voo e foi libertada por quem a encontrou.



Devolução à Natureza de um ouriço-cacheiro (Erinaceus europaeus)
Quinta de Marim - Olhão
16 de Outubro de 2014




Este ouriço ingressou no RIAS após ter sido encontrado órfão por um particular. Como era ainda muito pequeno foi necessário alimentá-lo e controlar o seu peso. Já com um tamanho e peso razoáveis foi devolvido à natureza por uma técnica do RIAS.



Devolução à Natureza de um mocho-galego (Athene noctua)
Quinta de Marim - Olhão
16 de Outubro de 2014



O mocho-galego foi encontrado  por um particular na zona de São Brás de Alportel. Apresentava uma fractura numa das asas e foi necessário imobilizar a mesma até que sarasse. Após algum tempo de fisioterapia foi submetido a treinos de voo e caça, tendo sido devolvido à natureza por uma técnica do RIAS.

video

Sem comentários: