O RIAS é o Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens da Ria Formosa e está localizado em Olhão. Desde meados de 2009 a sua gestão está a cargo da Associação ALDEIA, em parceria com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e a ANA-Aeroportos de Portugal, através do Aeroporto de Faro.

quarta-feira, 25 de junho de 2014

Devoluções à Natureza de dia 10 de Junho de 2014

Devolução à Natureza de um melro-preto (Turdus merula)
Quinta de Marim - Olhão
10 de Junho de 2014




Um melro-preto foi encontrado em Lisboa, após cair do ninho, e  foi reencaminhado para o nosso centro por um colaborador do RIAS. Como era muito jovem foi alimentado regularmente até que crescessem todas as penas necessárias ao voo e se alimentasse sozinho. Foi libertado por uns visitantes do Centro de Interpretação Ambiental do RIAS que o baptizaram de "Rodri".



Devolução à Natureza de um cágado-de-carapaça-estriada (Emys orbicularis)
Quinta de Marim - Olhão
10 de Junho de 2014




Um cágado-de-carapaça-estriada foi encontrado à venda numa feira, tendo sido resgatado e entregue ao RIAS. Apresentava alguns ferimentos na zona do pescoço pelo que a sua estadia no centro consistiu na limpeza dessas lesões até que sarassem. Uma vez saradas as feridas foi libertado pela sua madrinha.

Aproveitamos esta situação para alertar que a compra, venda ou manutenção de animais da nossa fauna selvagem em cativeiro é estritamente proibida.


Devolução à Natureza de um falcão-peregrino (Falco peregrinus)
Silves
10 de Junho de 2014



O falcão-peregrino foi encontrado na Praia da Marinha em Lagoa por um particular e foi reencaminhado para o RIAS. Tratava-se de um juvenil fêmea que se apresentava debilitado, mas sem lesões. Como tal, a sua estadia no centro baseou-se em alimentação, para recuperar forças, e verificar os seus instintos de caça. Foi devolvido à natureza por dois colaboradores do RIAS.




Devolução à Natureza de uma águia-d'asa-redonda (Buteo buteo)
Alportel - São Brás de Alportel
10 de Junho de 2014


A águia-d'asa-redonda foi encontrada em Alcaria Ruiva, Mértola, e ingressou no RIAS com uma fractura numa das asas. O tratamento consistiu na imobilização da asa, terapia de suporte e reabilitação física. Foi então submetida a treinos de voo e caça. Foi libertada por uma colaboradora do RIAS.



Devolução à Natureza de uma gralha-preta (Corvus corone)
Miradouro do Caldeirão - Loulé
10 de Junho de 2014


Esta gralha-preta foi vítima de cativeiro ilegal tendo sido encaminhada para o RIAS pelos vigilantes do Parque Natural do Vale do Guadiana. A sua recuperação consistiu em reavivar os seus instintos naturais de forma a ser independente na natureza. Foi devolvida à natureza por uma técnica do RIAS.





Devolução à Natureza de duas corujas-do-mato (Strix aluco)
Fonte Férrea - São Brás de Alportel 
10 de Junho de 2014




As duas corujas-do-mato caíram do ninho em Aljezur, e foram encaminhadas para o RIAS por um particular. A sua estadia no centro consistiu em alimentá-las até que crescessem todas as penas necessárias ao voo. Posteriormente foram submetidas a treinos de voo e de caça. Foram devolvidas à natureza por um colaborador e uma voluntária do RIAS.




Sem comentários: