O RIAS é o Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens da Ria Formosa e está localizado em Olhão. Desde meados de 2009 a sua gestão está a cargo da Associação ALDEIA, em parceria com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e a ANA-Aeroportos de Portugal, através do Aeroporto de Faro.

terça-feira, 6 de maio de 2014

Visita do Grupo de 10ª ano de Catequese da Paróquia de Santa Bárbara de Nexe

No âmbito da "Campanha de Apadrinhamento para Escola" o grupo de 10º ano de Catequese da Paróquia de Santa Barbara de Nexe visitou o RIAS no passado Sábado dia 26 de Abril. O grupo de aproximadamente 15 participantes ouviu com interesse a visita guiada no Centro de Interpretação Ambiental fazendo perguntas e expressando vontade de voltar ao RIAS como voluntários. Para além do apadrinhamento o grupo contribuiu ainda com sacos de comida seca e desinfectantes. A visita foi rápida e não ouve tempo para os habituais jogos de educação ambiental, contudo o grupo devolveu à natureza os animais apadrinhados: dois cágados-mediterrânicos (ver abaixo).



Devolução Natureza de dois cágados-mediterrânicos (Mauremys leprosa)
Quinta de Marim - Olhão
26 de Abril de 2014



Um cágado-mediterrânico foi entregue por um particular que o encontrou longe de qualquer ponto de água na zona de Tunes. O animal era um adulto e encontrava-se em boas condições físicas pelo que a sua recuperação foi bastante rápida. O outro indivíduo era um juvenil e foi entregue no RIAS pelo mesmo motivo do anterior. Apesar de bastante pequeno já era autónomo, alimentava-se bem e estava em boas condições físicas.
Os cágados foram baptizados de "Bárbara" e de "Nexe" aquando da sua devolução à natureza.


Sem comentários: