O RIAS é o Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens da Ria Formosa e está localizado em Olhão. Desde meados de 2009 a sua gestão está a cargo da Associação ALDEIA, em parceria com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e a ANA-Aeroportos de Portugal, através do Aeroporto de Faro.

quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Devolução à Natureza de um milhafre-real

Devolução à Natureza de um milhafre-real (Milvus milvus)
Estação Biológica do Garducho - Beja
30 de Dezembro de 2013




Um milhafre-real foi entregue voluntariamente no Parque Natural do Vale do Guadiana pelo particular que o mantinha em cativeiro. As autoridades do PNVG reencaminharam o animal para o RIAS que verificou que este não tinha nenhumas lesões. No entanto, por ter sido mantido em cativeiro, existia o perigo de o animal estar domesticado. Assim a recuperação deste individuo consistiu em colocá-lo juntamente com outras aves de rapina em recuperação no centro, para que adquirisse os instintos naturais à espécie.
O milhafre foi devolvido à natureza no Alentejo, por ser este o habitat mais propicio a esta espécie, por particulares que o baptizaram de "A-vai" .



Este animal foi marcado com marcas alares próprias para esta espécie no âmbito do projecto LIFE "Inovação Contra Envenenamentos" pelo CEAI a quem agradecemos desde já a simpática colaboração.

Sem comentários: