O RIAS é o Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens da Ria Formosa e está localizado em Olhão. Desde meados de 2009 a sua gestão está a cargo da Associação ALDEIA, em parceria com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e a ANA-Aeroportos de Portugal, através do Aeroporto de Faro.

quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Devolução à Natureza de 2 galeirões-comuns

Devolução à Natureza de 2 galeirões-comuns (Fulica atra)
Quinta de Marim - Olhão
29 de Outubro 2013

Dois galeirões-comuns ingressaram no RIAS depois de terem sido encontrados na ETAR de Vilamoura. Ambos os animais encontravam-se doentes e bastante debilitados pelo que o seu tratamento consistiu em fluidoterapia e alimentação.
Foram devolvidos à natureza em simultâneo por colaboradores do RIAS.

video

Participação do RIAS na 3ª Mostra Interativa de Qualidade - Yoga Algarve

No passado dia 26 e 27 de Outubro realizou-se mais uma Mostra Interativa de Qualidade, em Faro. Na sua 3ª edição, esta iniciativa desenvolvida pelo Yoga do Algarve, teve lugar na Escola Secundária Pinheiro e Rosa, em Faro.



O RIAS participou com uma exposição de fotografias sobre a Avifauna de Portugal, da autoria de Thijs Valkenburg e ainda com uma palestra de apresentação do RIAS - Objectivos, Principais Resultados e Projectos.





quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Devolução à Natureza de 5 gaivotas-de-patas-amarelas

Devolução à Natureza de 5 gaivotas-de-patas-amarelas (Larus michahellis)
Quinta de Marim - Olhão
26 de Outubro 2013



Cinco gaivotas-de-patas-amarelas ingressaram no RIAS por diversos motivos e chegando-nos de diferentes locais no Algarve: duas chegaram-nos de Albufeira, uma de Silves, uma de Portimão e outra de Quarteira. Três dos animais tratavam-se de órfãos, e não apresentavam lesões pelo que a sua recuperação consistiu em alimentação e treinos de voo. As restantes duas apresentavam sintomas de doença que as debilitava bastante, nestes casos foi necessário fazer tratamento especifico para a doença.
As cinco gaivotas-de-patas-amarelas foram devolvidas à natureza com a ajuda de umas amigas voluntárias do RIAS que as baptizaram de "Cláudia", "Catarina", "Thijs", "Soraia" e "Andrezinho".



video

Participação da ALDEIA no Observanatura 2013




A ALDEIA esteve mais uma vez presente na Feira Observanatura, este ano na sua 5ª edição, que se realizou nos dias 12 e 13 de Outubro na Herdade Mourisca em Setúbal.
 
No stand da ALDEIA estavam disponíveis folhetos e cartazes informativos sobre a associação e os seus projectos, fichas de sócio e fichas de apadrinhamento de animais em recuperação no RIAS e no CERVAS. É sempre bom poder participar em eventos como este relacionados com a prática do birdwatching. 


 
Este ano, à semelhança do ocorrido no ano passado, a ALDEIA foi representada por um voluntário da associação e o stand foi partilhado com o Grupo Flamingo a quem desde já agradecemos a disponibilidade.
 

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

O RIAS no Yoga Algarve: 3ª Mostra Interativa de Qualidade - Faro - 26 e 27 Outubro 2013


Todas as informações em www.yogaalgarve.pt

Devolução à Natureza de um mocho-galego

Devolução à Natureza de um mocho-galego (Athene noctua)
Santa Margarida - Tavira
24 de Outubro de 2013




Um mocho-galego foi encontrado por um particular, na zona de Tavira, depois do animal ter ficado preso no arame farpado da vedação da sua casa. O animal tinha um trauma da asa direita e foi necessário imobilizar a zona afectada até a ferida sarar. Posteriormente foi submetido a treinos de voo e caça juntamente com outros mochos.
Quem o encontrou fez questão de participar na sua devolução à natureza baptizando-o de "Malpike".

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Devolução à Natureza de um camaleão

Devolução à Natureza de um camaleão (Chamaeleo chamaeleon)
Quinta de Marim - Olhão
21 de Outubro de 2013




Um particular entregou no RIAS um camaleão que encontrou nas proximidades do centro com uma ferida. Verificou-se que o animal era, possivelmente, uma fêmea grávida pelo que a ferida foi tratada com pomada e optou-se por libertar imediatamente para não causar stress ou perturbar. Quem o encontrou foi quem o devolveu à natureza depois da sua breve passagem pelo RIAS.



  

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Devolução à Natureza de um guincho-comum

Devolução à Natureza de 1 guincho-comum (Larus ridibundus)
Quinta de Marim - Olhão
21 de Outubro 2013




Um guincho-comum foi encontrado na zona de Faro e reencaminhado para o RIAS. O animal sofria de uma doença que o debilitava provocando diarreia e incapacidade de se alimentar sozinho. O tratamento consistiu em fluidoterapia e alimentação por sonda com papa de peixe. Posteriormente, quando o animal começou a comer sozinho, foi sujeito a treinos de voo. Uma voluntária do RIAS devolveu o animal à natureza baptizando-o de "Pedro".



video


Voluntariado do Agrupamento de Escuteiros 1200 Quelfes



No passado dia 19 de Outubro alguns escuteiros do agrupamento 1200 de Quelfes fizeram voluntariado no RIAS.
Apesar do mau tempo que se fez sentir nessa manhã, foi possível construir mais uma parte da vedação do centro com canas.
Obrigada pela vossa ajuda!





Devolução à Natureza de 3 gansos-patola

Devolução à Natureza de 3 gansos-patola (Morus bassanus)
Ao largo da Fuseta - Olhão
18 de Outubro 2013



Três gansos-patola ingressaram no RIAS dois deles por se encontrarem debilitados/desnutridos e outro devido a doença.
Os animais foram encontrados por particulares nas praias de Monte Gordo, Barril e Alvor, respectivamente. O seu tratamento consistiu em alimentá-los e administrar-lhes um antifúngico até se encontrarem em boas condições físicas.
Esta espécie vive grande parte da sua vida no alto-mar pelo que foi necessário ir de barco ao largo da costa para os devolver à natureza. 
A empresa Passeios Ria Formosa transportou a equipa do RIAS numa das suas embarcações pelo que agradecemos desde já o seu apoio.
Os animais foram baptizados de "Sílvia", "Cinza" e "Bolonia".



video



segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Devoluções à Natureza de dia 13 de Outubro

Devolução à Natureza de uma galinha-d'água (Gallinula chloropus)
Quinta de Marim - Olhão
13 de Outubro 2013



Uma galinha-d'água foi encaminhada para o RIAS pelos Vigilantes da Natureza do Parque Natural da Ria Formosa, no entanto verificou-se que o animal não apresentava qualquer lesão e foi prontamente devolvido à natureza por um familiar de um membro da equipa do RIAS.

video


Devolução à Natureza de dois guinchos-comuns (Larus ridibundus)
Quinta de Marim - Olhão
13 de Outubro 2013



Dois guinchos-comuns foram encontrados na zona de Quarteira, sendo que um deles foi encaminhado por um particular e o outro por vigilantes do Parque Natural da Ria Formosa. Os animais encontravam-se ambos debilitados devido a doença. Foi efectuado tratamento específico e foi necessário alimentá-los por sonda nos primeiros dias por se encontrarem demasiado fracos até para engolir. Os animais foram devolvidos à natureza por um familiar de um membro da equipa do RIAS.

video


Voluntariado no RIAS "Dia Giro"


No passado dia 11 de Outubro o RIAS fez parte, pela primeira vez, do "Dia Giro", uma iniciativa da Grace que promove o voluntariado empresarial. Esta iniciativa consiste em incentivar os colaboradores de diversas empresas a trocarem um dia de trabalho por um dia de voluntariado no apoio a diversas causas. Já na sua 8ª edição, este ano a actividade  decorreu em simultâneo em 9 localidades diferentes: Esposende, Braga, Porto, Coimbra, Lisboa, Oeiras, Cascais, Setúbal e Olhão. 
Assim, em parceria com a Grace e o Grupo Flamingo, 29 voluntários de empresas como a Delta Cafés, a ANA- Aeroportos de Portugal, Auchan, Montepio e Vale do Lobo, contribuíram para melhorar as instalações do RIAS. 

As tarefas efectuadas foram - pintura da casa de madeira onde se encontra o CIA, recuperação de jaulas exteriores colocando redes de sombra, retirando vegetação e remendando buracos nas redes, ajudar na limpeza das instalações e distribuição de comida aos animais em recuperação.

Arranjo de buracos nas redes de câmaras exteriores

Pintura da casa de madeira

Colocação de redes de sombra nas câmaras exteriores

Ainda no âmbito desta acção os voluntários participaram na devolução à natureza de diversos animais recuperados no RIAS (ver libertações abaixo).


Devolução à Natureza de 6 gaivotas-de-patas-amarelas (Larus michahellis) e 1 gaivota-d'asa-escura (Larus fuscus)
Quinta de Marim - Olhão
11 Outubro 2013





As gaivotas devolvidas à natureza neste dia tinham todas proveniências distintas e diversos motivos de ingresso. Chegaram-nos de locais como Faro, Albufeira, Monte Gordo, Almancil e Olhão, entregues por particulares ou encaminhadas por vigilantes do ICNF.
Várias ingressaram por doença que lhes causava debilidade extrema, incapacitando os movimentos, pelo que o seu tratamento consistiu em alimentação e tratamento especifico no combate à doença. Uma das gaivotas chegou-nos ainda juvenil, não apresentando no entanto qualquer lesão. Outras ainda, ingressaram apresentando diversos traumas como feridas na boca e asa, causadas por fios de pesca e fractura na asa.
Aquando da libertação as gaivotas foram baptizadas de "Paz", "Grace", "Montepio", "Vale do Lobo", "Auchan", "Ana" e "Jumbo".


video


Devolução à Natureza de um gaio (Garrulus glandarius)
Quinta de Marim - Olhão
11 Outubro 2013



Um particular que passava férias em Quarteira manteve uma cria de gaio em cativeiro ilegal tendo-o entregue voluntariamente no RIAS quando as férias terminaram. O animal tinha algumas penas das asas e cauda danificadas e foi necessário seguir o crescimento das penas afectadas até estas se encontrarem em bom estado. Foi ainda submetido a treinos de voo para confirmar se conseguia voar bem e uma vez que se encontrava em perfeitas condições foi devolvido à Natureza por técnicas da Delta Cafés que o baptizaram de "Delta-Giro"

video



Obrigada a todos pela vossa colaboração!

Devoluções à Natureza de dia 10 de Outubro

Devolução à Natureza de um flamingo (Phoenicopterus roseus)
Quinta de Marim - Olhão
10 de Outubro 2013


Um flamingo ainda juvenil ingressou no RIAS depois de ter sido encontrado na zona de Ferragudo, Portimão. O animal encontrava-se muito fraco e com uma luxação na asa pelo que se suspeita que tenha colidido contra uma estrutura. O seu tratamento consistiu em alimentá-lo e imobilizar a zona da lesão até recuperar completamente. 
O animal foi devolvido à natureza com a ajuda de quem o apadrinhou e que o baptizou de "Arco-íris", também assistiram à libertação vários turistas visitantes do parque e do CIA.



video


Devolução à Natureza de um mocho-galego (Athene noctua)
Quinta de Marim - Olhão
10 de Outubro 2013



Um mocho-galego foi encontrado em Faro por um particular que o encaminhou para o RIAS. O animal apresentava uma luxação no ombro direito, pelo que o seu tratamento consistiu em imobilizar a zona afectada até a lesão sarar.
O mocho foi devolvido à natureza por quem o encontrou e foi baptizado de "Verdinho".

video



terça-feira, 15 de outubro de 2013

Devolução à Natureza de um camaleão

Devolução à Natureza de um camaleão (Chamaeleo chamaeleon)
Quinta de Marim - Olhão
9 de Outubro 2013



Um camaleão foi reencaminhado para o RIAS pelo ICNF. O animal veio de Lisboa e apresentava uma lesão no olho direito. Foi necessário aplicar tratamento especifico no olho afectado até a lesão sarar e alimentá-lo à mão para que ganhasse peso.
O animal foi devolvido à natureza por uma colaboradora do RIAS que o baptizou de "Shippel".



Devolução à Natureza de um milhafre-preto no Festival de Observação de Aves em Sagres

Devolução à Natureza de um milhafre-preto (Milvus migrans)
Festival de Observação de Aves - Sagres
6 de Outubro 2013


Um milhafre-preto ingressou no RIAS depois de um particular o ter encontrado e mantido em casa em cativeiro ilegal. O animal ainda juvenil foi trazido pela GNR depois de uma denuncia e apresentava algumas penas danificadas por ter sido mantido numa jaula/galinheiro. Apesar das lesões nas penas o animal não se encontrava muito domesticado o que ajudou à sua recuperação, pois a domesticação é o maior problema dos animais que nos chegam de cativeiro, sendo por vezes irreversível.
Foi necessário acompanhar o crescimento das penas de voo e posteriormente submetê-lo a treinos de voo e caça. 



No âmbito da participação do RIAS na 4ª edição do Festival de Observação de Aves de Sagres, o animal foi devolvido à natureza na presença de cerca de 50 pessoas. Os convidados a proceder à sua devolução foram dois representantes da Vicentina (uma das associações organizadoras do evento) e o animal foi baptizado de "Vicentina" em homenagem à associação.

video









Pelo 4º ano consecutivo, o RIAS teve o prazer de participar neste fantástico festival no qual desenvolveu algumas actividades: mini-curso de identificação de aves limícolas; mini-curso de identificação de répteis e anfíbios; mini-curso "Ver para aprender: conheça as adaptações das aves ao seu habitat" (imagem ao lado); e algumas saídas de campo para observação de aves.





O RIAS felicita mais uma vez a organização pela qualidade deste evento!!

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Devolução à Natureza de 6 guinchos-comuns

Devolução à Natureza de 6 guinchos-comuns (Larus ridibundus)
Robinson Club Quinta da Ria - Vila Nova de Cacela
4 de Outubro 2013





Ingressaram no RIAS 6 guinchos-comuns encontrados numa praia em Vilamoura. Foram encontrados e reencaminhados para o RIAS por diversas pessoas, mas todos apresentavam os mesmos sintomas de doença: parésia dos membros, diarreia e incapacidade de se alimentarem sozinhos.
A primeira fase do tratamento destes animais consistiu em fluidoterapia e alimentação por sonda com papa de peixe. Quando apresentaram melhorias físicas cessou-se o tratamento com fluídos e passou-se a forçar alimentos sólidos (pedaços de peixe). Por fim, os animais começaram a alimentar-se sozinhos e foram sujeitos a treinos de voo.
 
Em comemoração do Dia do Animal o Club Robinson Quinta da Ria convidou o RIAS para proceder à devolução à natureza destes animais nas suas instalações.
video
 

Visita de uma turma da Escola Secundária João de Deus




No passado dia 4 de Outubro o RIAS recebeu no Centro de Interpretação Ambiental alunos do curso profissional de Técnico de Gestão do Ambiente da Escola Secundária João de Deus em Faro. Na sua visita ao CIA foi apresentado o trabalho do RIAS e o Projecto Life + Trachemys.

Devolução à Natureza de um melro-preto

Devolução à Natureza de um melro-preto (Turdus merula)
Quinta de Marim - Olhão
3 de Outubro 2013




Um melro-preto chegou ao RIAS ainda cria depois de ter estado em casa de um particular. O animal tinha sofrido uma queda do ninho e apresentava diversas penas da cauda partidas e sinais de domesticação.
Foi necessário esperar que as penas voltassem a crescer e incutir-lhe comportamentos naturais à sua espécie.
O melro foi devolvido à natureza por uma voluntária do RIAS e foi baptizado de "Sintra" em homenagem à cidade onde o particular que o encontrou vive.

  video

terça-feira, 8 de outubro de 2013

Criação de uma base de dados de voluntários do RIAS


O RIAS recebeu este Verão (e continua a receber) vários pedidos para voluntariado, mas infelizmente não temos conseguido dar resposta afirmativa a todos estes pedidos. Neste sentido decidimos criar uma Base de Dados de Voluntários de modo a que quando necessitarmos de ajuda possamos contactar com vocês.

Se estiverem interessados em fazer parte desta base de forma a receber informações sobre a nossa necessidade de voluntários por um dia, voluntários a curto e médio prazo, etc, envie-nos um email (rias.aldeia@gmail.com) com os seguintes dados:
  1. Nome 
  2. Idade
  3. Formação
  4. Telemóvel
  5. Correio electrónico
  6. Localidade de residência 
  7. Disponibilidade (manhã, tarde, semana, fins-de-semana, todo o ano, férias de Verão...)

Obrigada e esperamos poder contar com todos vocês,

A equipa do RIAS 

terça-feira, 1 de outubro de 2013

4º Aniversário do RIAS!

O RIAS cumpre hoje 4 anos de actividade!!! 


Agradecemos mais uma vez a TODOS os que contribuem para o sucesso deste projecto, obrigado!!