O RIAS é o Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens da Ria Formosa e está localizado em Olhão. Desde meados de 2009 a sua gestão está a cargo da Associação ALDEIA, em parceria com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e a ANA-Aeroportos de Portugal, através do Aeroporto de Faro.

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Devolução à Natureza de um mocho-galego

Devolução à Natureza de um Mocho-galego (Athene noctua)
Quinta de Marim - Olhão
29 de Agosto de 2013

 
Um mocho-galego foi entregue no RIAS por um particular que o encontrou em Salir, após este ter caído do ninho. Apesar da queda, o animal não apresentava lesões e a sua recuperação consistiu em alimentação até ao crescimento completo das penas de voo e posteriormente treinos de voo e caça.
O animal, que já tinha sido baptizado de "Mini", foi devolvido à natureza por quem o encontrou. 


 
video

Devolução à Natureza de 1 cágado-mediterrânico

Devolução à Natureza de 1 cágado-mediterrânico (Mauremys leprosa)
Quinta do Lago Sul
23 de Agosto 2013

No âmbito do Projecto LIFE Trachemys foi devolvido à natureza um cágado-mediterrânico adulto que tinha sido encontrado por um particular perto de uma estrada na zona de S. Brás de Alportel e que o encaminhou para o RIAS. Foi verificada a condição física do animal e o mesmo foi alimentado até estar pronto para libertação.
O individuo foi devolvido à natureza por um dos técnicos do Projecto LIFE Trachemys numa lagoa na Quinta do Lago, Almancil.



video

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Devoluções à natureza de dia 23 de Agosto

Devolução à Natureza de 1 camaleão (Chamaeleo chamaeleon)
Quinta de Marim - Olhão
23 de Agosto de 2013
 
 
Um camaleão juvenil foi entregue no RIAS por um particular que o encontrou na estrada. O animal foi entregue por ser muito pequeno e para se verificar se era autónomo. Verificando-se que o animal comia, não tinha nenhuma lesão e era completamente autónomo foi libertado por uma estagiária de veterinária do RIAS. O camaleão foi baptizado de "Micro" no momento da sua devolução à natureza.
 
 
video
 
 
Devolução à Natureza de 1 peneireiro-vulgar (Falco tinnunculus)
Quinta de Marim - Olhão
23 de Agosto de 2013
 
 
 
Um peneireiro-vulgar foi encontrado no concelho de Portimão e encaminhado até ao RIAS pela GNR. Ingressou com uma fractura antiga no úmero esquerdo que teve de ser cuidada e vigiada. Depois de cicatrizada a lesão o animal foi submetido a treinos de voo e de caça.
O peneireiro foi libertado por amigos de uma técnica do RIAS que o baptizaram de "Dinis". 
  
 
video
 

terça-feira, 27 de agosto de 2013

Devolução à Natureza de uma gaivota-de-patas-amarelas

Devolução à Natureza de 1 gaivota-de-patas-amarelas (Larus michahellis)
Quinta de Marim - Olhão
22 de Agosto de 2013

 

Uma gaivota-de-patas-amarelas foi encontrada na zona de Portimão e ingressou no RIAS por suspeita de doença. Ao ser examinada concluiu-se que tinha a clavícula esquerda fracturada e ainda uma possível luxação no ombro direito. Foi necessário manter o animal em repouso e imobilizar as zonas afectadas. Quando se verificou que as lesões se encontravam cicatrizadas e que a gaivota estava em boas condições físicas  esta foi devolvida à natureza por amigos de uma colaboradora do RIAS.

video


Devolução à Natureza de um camaleão

Devolução à Natureza de 1 camaleão (Chamaeleo chamaeleon)
Quinta de Marim - Olhão
21 de Agosto de 2013


Um camaleão ingressou no RIAS devido a captura ilegal. Um pessoa apanhou-o quando esteve no Algarve de férias e levou-o para Lisboa. Apercebendo-se que não tinha alimentação nem condições adequadas para o animal, foi entregá-lo no Centro de Recuperação de Animais Silvestres de Lisboa, em Monsanto, que o reencaminhou para o RIAS de modo a ser devolvido à natureza no local mais apropriado à sua espécie.
 
O camaleão foi libertado por visitantes Irlandeses do Centro de Interpretação Ambiental (CIA) do RIAS, que o baptizaram de "Charlie".

 
É importante ressalvar que o camaleão é uma espécie protegida no nosso país e que a sua captura e manutenção em cativeiro é ilegal e punível por lei.
 

Devolução à natureza de 6 gaivotas-de-patas-amarelas

Devolução à Natureza de 6 gaivotas-de-patas-amarelas (Larus michahellis)
Quinta de Marim - Olhão
20 de Agosto de 2013

 
 
 
Seis gaivotas-de-patas-amarelas foram devolvidas à natureza por voluntários, estagiários e técnicos do RIAS. No entanto, os animais ingressaram em momentos diferentes, por diferentes motivos e de proveniências também distintas.
Cinco dos animais libertados ingressaram no RIAS devido a quedas de ninho, não apresentando qualquer lesão. Nestes casos a recuperação consistiu em alimentação até que completassem o crescimento das penas de voo. A outra gaivota apresentava um caso clinico mais complexo, tinha uma fractura antiga na pata que ainda não se encontrava totalmente cicatrizada. Foi necessário aplicar tratamento especifico na zona afectada até à sua completa resolução.

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

O camaleão mais pequeno...


O camaleão (Chamaeleo chamaeleon) é o símbolo do nosso centro. Na época de Verão é comum ingressarem no RIAS camaleões devido a capturas acidentais, cativeiro ilegal, atropelamentos, etc. Mas hoje ingressou um camaleão especial! O individuo mais pequeno que alguma vez ingressou no RIAS ou foi visto pelos nossos colaboradores.
O pequeno juvenil pesa apenas 1,2g e é mais pequeno que o dedo indicador de um adulto.




 

Campanha de Angariação de Materiais no Pão de Açúcar de Olhão

No passado dia 10 de Agosto o RIAS esteve no Pão de Açúcar de Olhão numa campanha de angariação de materiais.




Ao longo do dia da campanha conseguimos angariar 10 carrinhos com os seguintes materiais:

  • 88,75 L de lava tudo
  • 26,25 L de detergente da loiça
  • 110,25 L de lixívia
  • 179 doses de detergente da roupa
  • 84 unidades de papel de cozinha
  • 4 embalagens de panos de limpeza
  • 145 unidades de papel higiénico
  • 65 L de água destilada
  • 175 pares de luvas de latex
  • 9 pares de luvas de cozinha
  • 225 sacos de congelação
  • 565 sacos do lixo
  • 11 embalagens de guardanapos
  • 7 unidades de sabão para as mãos
  • 25 canetas
  • 1 fita de pintor
  • 1 resma de papel A4
  • 3 unidades de água oxigenada
  • 8 unidades de betadine
  • 3 esfregonas
  • 71 esponjas de cozinha
  • 18 embalagens de algodão
  • 314 Kg de ração seca
  • 8,5 Kg de comida de aves
  • 72,83 Kg de comida de lata para animais 
  • 750 g de comida para hamster 


 
Não podemos deixar de referir mais uma vez o nosso agradecimento ao Pão de Açúcar pela disponibilidade em ser parceiro nesta iniciativa, aos voluntários que estiveram no local, assim como a todas as pessoas que com generosidade contribuíram com bens e materiais essenciais ao funcionamento do centro.




O RIAS agradece a todos que contribuíram para o sucesso desta campanha e para o bom funcionamento do RIAS!!!


quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Devolução à Natureza de uma cegonha-branca

Devolução à Natureza de 1 cegonha-branca (Ciconia ciconia)
Quinta de Marim - Olhão
16 de Agosto de 2013

Uma cegonha-branca foi encontrada no concelho de Silves e foi entregue no RIAS por elementos do SEPNA/GNR de Silves. A causa de ingresso do animal foi desnutrição/debilidade. A sua recuperação consistiu na alimentação e seguimento da condição física. Quando se verificou que o individuo apresentava uma boa condição física, este foi libertado pelos pais de uma voluntária do RIAS que a baptizaram de "Alfa".

video

Devolução à Natureza de um verdilhão

Devolução à Natureza de 1 verdilhão (Carduelis chloris)
Quinta de Marim  - Olhão
14 de Agosto de 2013
 
 
Um verdilhão chegou ao RIAS trazido por uma particular que o encontrou após ter caído do ninho. O juvenil não apresentava lesões, apesar da queda, e a sua recuperação consistiu em alimentação até completar o crescimento das penas necessárias ao voo.
O animal foi devolvido à natureza por quem o encontrou e que o baptizou de "Leonardo".
 
video
 

Devoluções à Natureza de dia 9 de Agosto

Devolução à Natureza de 1 Cegonha-branca (Ciconia ciconia)
Quinta de Marim - Olhão
9 de Agosto de 2013


Uma cegonha-branca caiu do ninho em Olhão e foi encontrada por uma trabalhadora da empresa Sul Náutica.  A cegonha não apresentava lesões e a sua recuperação consistiu apenas na sua alimentação até que as penas de voo crescessem completamente e treinos de voo juntamente com outras cegonhas.
O animal foi libertado pela família do particular que o encontrou e que o baptizaram de "Laura".
video


Devolução à Natureza de 1 Mocho-galego (Athene noctua)
Quinta de Marim - Olhão
9 de Agosto de 2013




Um mocho-galego foi encontrado por um particular na zona de Olhão. O animal ingressou no RIAS apresentando sangue na boca, mas sem outras lesões aparentes. A sua recuperação consistiu no seguimento do estado físico do animal até se encontrar em boas condições. O mocho foi devolvido à natureza por quem o encontrou.


video

terça-feira, 20 de agosto de 2013

Devoluções à Natureza de dia 8 de Agosto

Devolução à Natureza de 1 Cegonha-branca (Ciconia ciconia)
Quinta de Marim - Olhão
8 de Agosto de 2013

Uma cegonha-branca foi encontrada em Olhão e trazida até ao RIAS. Foi-lhe diagnosticada uma fractura na clavícula direita pelo que foi necessário imobilizar a asa e seguir atentamente a evolução da lesão. Quando se verificou a recuperação do ferimento teve treinos de voo. A cegonha foi libertada por uma voluntária do RIAS que a baptizou de "Cegonha".


video

Devolução à Natureza de 1 Coruja-das-torres (Tyto alba)
Bias do Sul - Olhão
8 de Agosto de 2013


Uma coruja-das-torres juvenil ingressou no RIAS devido a queda de ninho. Apesar da queda o animal não apresentava lesões e a sua recuperação consistiu apenas em alimentação até completar o crescimento das penas necessárias ao voo. Foi também treinada para voar e caçar.

A coruja foi devolvida à natureza por um amigo do RIAS que a baptizou de "Francelina".


video

Devoluções à Natureza de dia 7 de Agosto

Devolução à Natureza de 2 andorinhas-dos-beirais (Delichon urbicum)
Quinta de Marim - Olhão

07 de Agosto de 2013



Duas andorinhas-dos-beirais deram entrada no RIAS devido a queda de ninho, e foram ambas encontrada em Olhão. Apesar da queda não apresentavam lesões e a sua recuperação consistiu em alimentação até que as penas necessárias ao voo crescessem. Foram devolvidas à natureza por uma técnica do RIAS e por visitantes do CIA - Centro de Interpretação Ambiental que as baptizaram de "Joselito" e "Mehlschwalbe".
 
video
 

Devolução à Natureza de 2 andorinhões-pálidos (Apus pallidus)
Quinta de Marim - Olhão

07 de Agosto de 2013

 
Dois andorinhões-pálidos foram encontrados por um casal que passeava pelo parque e que os entregou na recepção. Os dois ingressaram no RIAS por se encontrarem debilitados/desnutridos. A sua recuperação baseou-se em alimentação e seguimento da sua condição física. Os animais foram devolvidos à natureza pelo veterinário e por um voluntário de medicina veterinária do RIAS.
 
video
 

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Exposição Fotográfica no CIA - Dia Internacional da Fotografia


Dia 19 de Agosto comemora-se o dia Internacional da Fotografia e para assinalar esta data o RIAS vai ter uma exposição fotográfica sobre a avifauna local.

Esta exposição poderá ser visitada no CIA - Centro de Interpretação Ambiental do RIAS de 2ª a 6ª das 10h às 18h.

O autor desta exposição é Thijs Valkenburg, colaborador do RIAS e fotógrafo amador. A sua grande experiência em ornitologia permite-lhe captar imagens únicas que não vai querer perder! 

Visite-nos a partir do dia 19 de Agosto!





Devoluções à Natureza de dia 31 de Julho

Devolução à Natureza de 1 coruja-do-mato (Strix aluco)
Quinta de Marim  - Olhão
31 de Julho de 2013
 

Uma coruja-do-mato foi encontrada por particulares na zona de Boliqueime, Loulé. O animal era ainda juvenil e tinha caído do ninho apresentando uma luxação no ombro direito. A sua recuperação consistiu em imobilização da asa até à resolução total da lesão. Posteriormente foi sujeita a fisioterapia e mais tarde treinos de voo e caça. 
A coruja foi devolvida à natureza com a ajuda de quem a encontrou e foi baptizada de "Kika".


video

Devolução à Natureza de 1 mocho-galego (Athene noctua)
Quinta de Marim  - Olhão
31 de Julho de 2013


Um mocho-galego foi encontrado na zona de Lagos e ingressou no RIAS com suspeita de ter colidido contra uma estrutura. No entanto o animal não apresentava lesões e o seu tratamento consistiu apenas na vigilância da condição física do animal e na sua alimentação. O mocho foi devolvido à natureza pelo pai de uma técnica do RIAS que o baptizou de "Maria".

video

Devoluções à Natureza da última semana de Julho

Devolução à Natureza de 1 coruja-das-torres (Tyto alba) e 2 Mochos-galegos (Athene noctua)
Centro de Educação Ambiental do Vale Gonçalinho - Castro Verde
24 de Julho de 2013


Uma coruja-das-torres juvenil ingressou no RIAS devido a ter caído do ninho. Foi encontrada por vigilantes da Natureza do Parque Natural do Vale do Guadiana, no concelho de Beja. Como não apresentava nenhuma lesão a sua recuperação consistiu essencialmente em alimentação até completar o total crescimento das penas de voo.

 
 
Os dois mochos-galegos ingressaram no RIAS devido a queda de ninho, na zona de Mértola. A sua recuperação foi semelhante à da coruja-do-mato.

Os três animais foram libertados  por técnicos da Liga para a Protecção da Natureza, a coruja foi baptizada de "Estrela" e os mochos de "Sal" e "Pimenta", respectivamente. 

 
Devolução à Natureza de 1 Peneireiro-vulgar (Falco tinnunculus)
Centro de Educação Ambiental do Vale Gonçalinho - Castro Verde
25 de Julho de 2013

Um peneireiro foi encontrado por um particular e ingressou no RIAS após ter caído do ninho. A animal não apresentava nenhuma lesão, pelo que apenas foi necessário alimentá-lo até que as penas de voo crescessem.
O animal foi libertado por membros da equipa da LPN.


Devolução à Natureza de 1 coruja-das-torres (Tyto alba)
Quinta de Marim - Olhão
25 de Julho de 2013


Uma corujas-das-torres juvenil ingressou no RIAS entregue por um particular que a encontrou na Aldeia de Marim no concelho de Olhão. Suspeita-se que tenha caído do ninho tendo sido encontrada dentro de um camião de transporte de botijas de gás.  Esta coruja não apresentava nenhuma lesão ou doença. Assim, a sua recuperação consistiu apenas na sua alimentação e treinos de voo e caça.
A coruja foi libertada pelo mesmo particular que a encontrou e que no momento da sua devolução a baptizou de "Gás".

  video


Devolução à Natureza de 1 camaleão (Chamaeleo chamaeleon)
Quinta de Marim - Olhão
29 de Julho de 2013



Um camaleão chegou ao RIAS, entregue por um particular que o encontrou na estrada. Concluiu-se que o animal tinha sido atropelado na cauda e a sua reabilitação consistiu no seguimento da evolução da zona lesada e alimentação adequada. Quando se verificou que o camaleão conseguia movimentar bem a cauda procedeu-se à sua libertação com a ajuda de um grupo de visitantes do centro de interpretação ambiental que o baptizou de "JJ".



video

Devoluções à Natureza da 3ª semana de Julho

Devolução à Natureza de 1 Coruja-do-mato (Strix aluco)
Santa Rita - Vila Nova de Cacela 
16 de Julho de 2013

 

Uma cria de coruja-do-mato foi trazida para o RIAS por técnicos do Zoomarine, em Albufeira. Não tinha qualquer ferimento apesar de a sua provável causa de ingresso ter sido queda do ninho. 
O tratamento consistiu em alimentação adequada até completar o crescimento das penas de voo e, posteriormente, treinos de voo e caça. 
 
Este animal foi libertado na antiga escola primária de Santa Rita, actual sede do Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela/CMVRSA, na inauguração da exposição de ilustração "Bichos. Quem nos observa da paisagem?" da autoria de Marta Santos.
 
 
 
 
 
 
Esta exposição estará patente do CIIPC até 27 de Setembro e pode ser visitada de segunda a sexta-feira das 9.00 às 15.00 (Julho e Agosto) e das 9.00 às 13.00 e 14.00 às 17.00 (Setembro).
 



video

 


Devolução à Natureza de 1 Mocho-galego (Athene noctua)
Quinta de Marim - Olhão
17 de Julho de 2013


Uma cria de mocho-galego foi encontrada em Olhão e trazida ao RIAS por um membro da Associação ADAPO. Suspeita-se que tenha caído do ninho, mas não apresentava qualquer lesão pelo que a sua recuperação consistiu apenas na alimentação e treinos de voo e caça.
A mesma senhora que a encontrou libertou-a, baptizando-a de "ADAPO".

video

Devolução à Natureza de 1 Andorinha-dos-beirais (Delichon urbica)
Quinta de Marim - Olhão
18 de Julho de 2013

Uma andorinha-dos-beirais caiu do ninho e foi encontrada por um particular no concelho de Tavira. A sua recuperação foi simples consistindo apenas na sua alimentação e treinos de voo.
A sua devolução à natureza foi efectuada por um pequeno voluntário do RIAS.




Devolução à Natureza de 1 Peneireiro-vulgar (Falco tinnunculus)
Chalé João Lúcio - Olhão
18 de Julho de 2013


Encontrado por um particular, um peneireiro-vulgar ingressou no RIAS por suspeita de queda de ninho. A sua recuperação demorou um mês, consistindo apenas na sua alimentação e desenvolvimento de penas.
 
O individuo foi devolvido à natureza num evento promovido pela Associação MOJU na semana aberta do projecto "Mais Sucesso". Durante a sua devolução o peneireiro foi baptizado de "Mais Sucesso" em homenagem a esta iniciativa.

 


video



Devolução à Natureza de 6 Perdizes-vermelhas (Alectoris rufa)
Quinta de Marim - Olhão
20 de Julho de 2013


As perdizes deram entrada no RIAS através de um particular que as encontrou na zona de Alcoutim. As crias de perdiz eram órfãs pelo que no centro procedeu-se à sua alimentação até que tivessem todas as penas de voo desenvolvidas.
Foram libertadas em simultâneo por elementos da equipa do RIAS e pelos particulares que a encontraram.



video