O RIAS é o Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens da Ria Formosa e está localizado em Olhão. Desde meados de 2009 a sua gestão está a cargo da Associação ALDEIA, em parceria com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e a ANA-Aeroportos de Portugal, através do Aeroporto de Faro.

terça-feira, 5 de novembro de 2013

Primeiros abutres do ano no RIAS

Todos os anos o RIAS recebe abutres durante o Outono. Normalmente durante os meses de Setembro e Outubro os abutres, principalmente os juvenis, iniciam a sua dispersão, havendo mesmo alguns que migram rumo a África para passarem o Inverno. Esta viagem exige bastante esforço energético por parte dos indivíduos e alguns acabam por ficar demasiado debilitados ou desnutridos para continuarem.

Caso encontre algum abutre pousado, deve observá-lo com atenção pois pode não ser necessário recolhê-lo. Se o local for seguro (longe de casas e de estradas) o animal pode estar apenas a repousar e não deve incomodá-lo. Caso o local não seja seguro, ou o animal estiver ferido, deverá contactar as autoridades responsáveis pela recolha: SOS Ambiente 808200520 ou Parque Natural da Ria Formosa 289700210.

 
Neste momento o RIAS tem cinco grifos (Gyps fulvus) e um abutre-preto (Aegypius monachus).
Apoie o nosso trabalho apadrinhando um destes animais!! Todas as informações disponíveis aqui.

Sem comentários: