O RIAS é o Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens da Ria Formosa e está localizado em Olhão. Desde meados de 2009 a sua gestão está a cargo da Associação ALDEIA, em parceria com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e a ANA-Aeroportos de Portugal, através do Aeroporto de Faro.

terça-feira, 15 de outubro de 2013

Devolução à Natureza de um milhafre-preto no Festival de Observação de Aves em Sagres

Devolução à Natureza de um milhafre-preto (Milvus migrans)
Festival de Observação de Aves - Sagres
6 de Outubro 2013


Um milhafre-preto ingressou no RIAS depois de um particular o ter encontrado e mantido em casa em cativeiro ilegal. O animal ainda juvenil foi trazido pela GNR depois de uma denuncia e apresentava algumas penas danificadas por ter sido mantido numa jaula/galinheiro. Apesar das lesões nas penas o animal não se encontrava muito domesticado o que ajudou à sua recuperação, pois a domesticação é o maior problema dos animais que nos chegam de cativeiro, sendo por vezes irreversível.
Foi necessário acompanhar o crescimento das penas de voo e posteriormente submetê-lo a treinos de voo e caça. 



No âmbito da participação do RIAS na 4ª edição do Festival de Observação de Aves de Sagres, o animal foi devolvido à natureza na presença de cerca de 50 pessoas. Os convidados a proceder à sua devolução foram dois representantes da Vicentina (uma das associações organizadoras do evento) e o animal foi baptizado de "Vicentina" em homenagem à associação.

video









Pelo 4º ano consecutivo, o RIAS teve o prazer de participar neste fantástico festival no qual desenvolveu algumas actividades: mini-curso de identificação de aves limícolas; mini-curso de identificação de répteis e anfíbios; mini-curso "Ver para aprender: conheça as adaptações das aves ao seu habitat" (imagem ao lado); e algumas saídas de campo para observação de aves.





O RIAS felicita mais uma vez a organização pela qualidade deste evento!!

Sem comentários: