O RIAS é o Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens da Ria Formosa e está localizado em Olhão. Desde meados de 2009 a sua gestão está a cargo da Associação ALDEIA, em parceria com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e a ANA-Aeroportos de Portugal, através do Aeroporto de Faro.

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Devolução à Natureza de 6 guinchos-comuns

Devolução à Natureza de 6 guinchos-comuns (Larus ridibundus)
Robinson Club Quinta da Ria - Vila Nova de Cacela
4 de Outubro 2013





Ingressaram no RIAS 6 guinchos-comuns encontrados numa praia em Vilamoura. Foram encontrados e reencaminhados para o RIAS por diversas pessoas, mas todos apresentavam os mesmos sintomas de doença: parésia dos membros, diarreia e incapacidade de se alimentarem sozinhos.
A primeira fase do tratamento destes animais consistiu em fluidoterapia e alimentação por sonda com papa de peixe. Quando apresentaram melhorias físicas cessou-se o tratamento com fluídos e passou-se a forçar alimentos sólidos (pedaços de peixe). Por fim, os animais começaram a alimentar-se sozinhos e foram sujeitos a treinos de voo.
 
Em comemoração do Dia do Animal o Club Robinson Quinta da Ria convidou o RIAS para proceder à devolução à natureza destes animais nas suas instalações.
 

Sem comentários: