O RIAS é o Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens da Ria Formosa e está localizado em Olhão. Desde meados de 2009 a sua gestão está a cargo da Associação ALDEIA, em parceria com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e a ANA-Aeroportos de Portugal, através do Aeroporto de Faro.

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Participação do RIAS numa actividade da LPN no CEAVG

No passado dia 14 de Setembro o RIAS foi convidado a participar na actividade "Anatomia do Voo" (Biologia no Verão), desenvolvida pela LPN de Castro Verde no Centro de Educação Ambiental de Vale Gonçalinho.

Neste âmbito o RIAS devolveu à natureza uma coruja-das-torres, uma águia-d'asa-redonda e um bufo-real.


Devolução à Natureza de uma águia-d'asa-redonda (Buteo buteo)
Castro Verde - Beja
14 de Setembro 2013



Uma águia-d'asa-redonda ingressou no RIAS depois de ter sido encontrada no concelho de Beja. O animal apresentava um fractura na zona da clavícula direita pelo que foi necessário imobilizar a asa até a fractura cicatrizar. Posteriormente foi submetida a treinos de voo e de caça.
Foi devolvida por um participante da actividade que a baptizou de "Garras".




video

Devolução à Natureza de uma coruja-das-torres (Tyto alba)
Castro Verde - Beja
14 de Setembro 2013



Uma coruja-das-torres foi recolhida pela GNR de Beja na freguesia de Salvador. O animal ainda era juvenil e tinha sofrido uma queda do ninho, mas não apresentava lesões. O seu tratamento consistiu em alimentação até que as penas necessárias ao voo crescessem e posteriormente treinos de voo e caça. Uma criança que participou na acção devolveu-a à natureza baptizando-a de "Rubi".



video


Devolução à Natureza de um bufo-real (Bubo bubo)
Castro Verde - Beja
14 de Setembro 2013



Um bufo-real foi entregue voluntariamente por um particular que o tinha em cativeiro ilegal. O animal tinha as terminações das penas cortadas e apresentava fracturas antigas na asa direita. Foi necessário esperar que as penas crescessem e posteriormente o animal foi submetido a treinos de voo e caça.
Foi também devolvido à natureza por um participante da actividade que o baptizou de "Darth Vader".

video


Sem comentários: