O RIAS é o Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens da Ria Formosa e está localizado em Olhão. Desde meados de 2009 a sua gestão está a cargo da Associação ALDEIA, em parceria com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e a ANA-Aeroportos de Portugal, através do Aeroporto de Faro.

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Devolução à Natureza de 2 Gansos-Patola

Devolução à Natureza de 2 gansos-patola (Morus bassanus)
Ao largo da Ilha da Armona - Olhão
15 de Setembro 2013



Um ganso-patola foi encontrado numa praia em Albufeira por um particular que depois reencaminhou o animal para o SEPNA/GNR de Albufeira. O motivo de ingresso no RIAS foi por debilidade/desnutrição, pelo que o seu tratamento consistiu em alimentá-lo e administrar-lhe um antifúngico até se encontrar em boas condições físicas.
O outro ganso-patola ingressou pelo mesmo motivo e procedeu-se ao mesmo tratamento. Este animal tinha sido encontrado em Monte Gordo por um particular que o reencaminhou para o SEPNA/GNR de Tavira.  
Esta espécie  tem a particularidade de quase nunca vir a terra, passando grande parte da sua vida em alto mar, por esse motivo ambos os indivíduos foram devolvidos à natureza no mar ao largo da Ilha da Armona por elementos da equipa do RIAS e da empresa King Chamaeleon. Foram baptizados de "Patolas" e "Chamaeleon".

Esta devolução à natureza teve o apoio da empresa King Chamaeleon a quem voltamos a agradecer!

 
video

Sem comentários: