O RIAS é o Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens da Ria Formosa e está localizado em Olhão. Desde meados de 2009 a sua gestão está a cargo da Associação ALDEIA, em parceria com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e a ANA-Aeroportos de Portugal, através do Aeroporto de Faro.

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Devolução à Natureza de 1 cágado-de-carapaça-estriada e 2 cágados-mediterrânicos

Devolução à Natureza de 1 cágado-de-carapaça-estriada (Emys orbicularis) e 2 cágados-mediterrânicos (Mauremys leprosa)
Quinta do Lago Sul, Almancil
30 de Agosto 2013


No âmbito do Projecto LIFE Trachemys ingressaram no RIAS, três cágados das nossas espécies autóctones.
O cágado-de-carapaça-estriada foi encontrado no lago do Jardim Pescador Olhanense onde um particular que o tinha em cativeiro ilegal o colocou. 

Relativamente aos cágados-mediterrânicos, um deles chegou ao RIAS por intermédio de uma particular de Olhão que o encontrou. Apresentava uma fractura no quadrante posterior esquerdo da carapaça, mas sem qualquer prejuízo para os membros. Foi necessário aplicar tratamento especifico para cicatrizar a fractura.
O outro cágado-mediterrânico, encontrava-se também em cativeiro ilegal mas não apresentava nenhuma lesão pelo que o seu tratamento consistiu apenas em socialização com outros cágados para se comprovar que ainda tinha os instintos naturais para sobreviver na natureza.
Os animais foram devolvidos à natureza por um dos técnicos do projecto.





Sem comentários: