O RIAS é o Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens da Ria Formosa e está localizado em Olhão. Desde meados de 2009 a sua gestão está a cargo da Associação ALDEIA, em parceria com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e a ANA-Aeroportos de Portugal, através do Aeroporto de Faro.

terça-feira, 6 de agosto de 2013

Devoluções à Natureza na última semana de Junho

Devolução à Natureza de duas andorinhas-dos-beirais (Delichon urbicum) e um andorinhão-preto (Apus apus)
Quinta de Marim - Olhão
25 de Junho de 2013


O andorinhão foi encontrado por um particular na zona de Olhão. O animal encontrava-se debilitado/desnutrido e a sua recuperação consistiu na sua correcta alimentação até se encontrar bem fisicamente.
As andorinhas ingressaram no RIAS ambas devido a queda do ninho. Uma foi encontrada por um particular na zona de Vila Nova de Cacela e outra por um particular na zona de Faro. A sua recuperação consistiu em alimentação adequada até o completo crescimento das penas de voo.


video


Devolução à Natureza de uma andorinha-dos-beirais (Delichon urbicum
Quinta de Marim - Olhão
26 de Junho de 2013


Uma andorinha-dos-beirais, encontrada por um particular na zona de  Faro, ingressou no RIAS devido a queda de ninho. A andorinha foi alimentada e esperou-se que crescessem as penas de voo para poder ser libertada.
A sua devolução foi efectuada pelo particular que a encontrou e entregou no RIAS que a baptizou de "Marinha". Agradecemos o seu importante donativo ao nosso centro!



video


Devolução à Natureza de uma coruja-do-mato (Strix aluco
Vila Nova de Cacela
29 de Junho de 2013


Uma coruja-do-mato foi trazida ao RIAS pela GNR de Faro. Era uma cria que tinha caído do ninho e a sua recuperação baseou-se em alimentação adequada, até completar o total crescimento das penas de voo e treinos de voo e caça.
Foi libertada pelo Presidente da Direcção da ADRIP na presença de técnicos dessa associação e do RIAS que a baptizaram de "Cacela".

video

Devolução à Natureza de um texugo (Meles meles
Vila Nova de Cacela
29 de Junho de 2013


Um texugo ingressou no RIAS depois de ter sido vítima de atropelamento. Foi encontrado na zona de Vila Nova de Cacela. Foram-lhe diagnosticados sintomas nervosos provocados por traumatismo craniano. A sua recuperação consistiu em medicação específica, isolamento e repouso até atingir condições adequadas à sua devolução. 
Foi libertado também na presença de técnicos da ADRIP e do RIAS que o baptizaram de "ADRIP".


  video

Sem comentários: