O RIAS é o Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens da Ria Formosa e está localizado em Olhão. Desde meados de 2009 a sua gestão está a cargo da Associação ALDEIA, em parceria com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e a ANA-Aeroportos de Portugal, através do Aeroporto de Faro.

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Devoluções à Natureza na 2ª semana de Junho

Devolução à Natureza de 3 Andorinhas-dos-beirais (Delichon urbica)
Quinta de Marim - Olhão
11 de Junho de 2013




Estas 3 andorinhas-dos-beirais eram crias deste ano que foram encontradas no aeródromo de Portimão depois de terem caído do seu ninho. Chegaram ao RIAS sem apresentarem qualquer lesão e por isso foram mantidas no Centro até atingirem uma boa condição corporal e serem capazes de voar. Foram devolvidas à Natureza por uma técnica do RIAS e 2 agentes da polícia Marítima de Olhão.  




Devolução à Natureza de 1 Geneta (Genetta genetta)
Barragem do Arado - Silves 
13 de Junho de 2013



Esta geneta ingressou no RIAS entregue por um particular que a encontrou na zona da Guia, Albufeira. O animal tinha sofrido um atropelamento e apresentava um traumatismo craniano. O seu tratamento consistiu primeiramente na observação para excluir se a lesão tinha afectado algum sentido, por exemplo a visão. Tendo-se verificado que não havia nenhum sentido afectado, a geneta foi mantida em repouso até à sua recuperação total.
 A devolução do animal à natureza foi em Silves, num habitat propício à sua espécie.


 

Devolução à Natureza de 1 coruja-do mato (Strix aluco)
Croquet Country Club Bela Romão- Olhão
15 de Junho de 2013



Uma cria de coruja-do-mato foi entregue no RIAS pelos vigilantes da Natureza do Parque Natural da Ria Formosa. A causa de ingresso foi queda do ninho que lhe causou uma ferida na cera do bico, apresentando ainda carraças nos olhos, provavelmente por ter permanecido algum tempo no chão. O seu tratamento consistiu na administração de anti-inflamatórios e antibióticos, e posteriormente em treinos de voo e caça.


Depois de recuperada, foi devolvida à Natureza com a colaboração, mais uma vez, do Croquet Crountry Club de Bela Romão, em Olhão. 


Sem comentários: