O RIAS é o Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens da Ria Formosa e está localizado em Olhão. Desde meados de 2009 a sua gestão está a cargo da Associação ALDEIA, em parceria com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e a ANA-Aeroportos de Portugal, através do Aeroporto de Faro.

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Devoluções à natureza de dia 23 de Agosto

Devolução à Natureza de 1 camaleão (Chamaeleo chamaeleon)
Quinta de Marim - Olhão
23 de Agosto de 2013
 
 
Um camaleão juvenil foi entregue no RIAS por um particular que o encontrou na estrada. O animal foi entregue por ser muito pequeno e para se verificar se era autónomo. Verificando-se que o animal comia, não tinha nenhuma lesão e era completamente autónomo foi libertado por uma estagiária de veterinária do RIAS. O camaleão foi baptizado de "Micro" no momento da sua devolução à natureza.
 
 
video
 
 
Devolução à Natureza de 1 peneireiro-vulgar (Falco tinnunculus)
Quinta de Marim - Olhão
23 de Agosto de 2013
 
 
 
Um peneireiro-vulgar foi encontrado no concelho de Portimão e encaminhado até ao RIAS pela GNR. Ingressou com uma fractura antiga no úmero esquerdo que teve de ser cuidada e vigiada. Depois de cicatrizada a lesão o animal foi submetido a treinos de voo e de caça.
O peneireiro foi libertado por amigos de uma técnica do RIAS que o baptizaram de "Dinis". 
  
 
video
 

1 comentário:

SpeedKing disse...

Olá,
Eu sou o Artur e sou de Lisboa, apanhei o "Dinis" numa manhã de Julho na Praia da Senhora da Rocha quando ele estava a ser atacado por gaivotas... entreguei-o no comando da GNR de Silves.

Quero agradecer a todos os que contribuíram para este final ... e fico muito feliz pelo "Dinis" poder voltar a voar e ser livre.