O RIAS é o Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens da Ria Formosa e está localizado em Olhão. Desde meados de 2009 a sua gestão está a cargo da Associação ALDEIA, em parceria com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e a ANA-Aeroportos de Portugal, através do Aeroporto de Faro.

terça-feira, 27 de agosto de 2013

Devolução à Natureza de um camaleão

Devolução à Natureza de 1 camaleão (Chamaeleo chamaeleon)
Quinta de Marim - Olhão
21 de Agosto de 2013


Um camaleão ingressou no RIAS devido a captura ilegal. Um pessoa apanhou-o quando esteve no Algarve de férias e levou-o para Lisboa. Apercebendo-se que não tinha alimentação nem condições adequadas para o animal, foi entregá-lo no Centro de Recuperação de Animais Silvestres de Lisboa, em Monsanto, que o reencaminhou para o RIAS de modo a ser devolvido à natureza no local mais apropriado à sua espécie.
 
O camaleão foi libertado por visitantes Irlandeses do Centro de Interpretação Ambiental (CIA) do RIAS, que o baptizaram de "Charlie".

 
É importante ressalvar que o camaleão é uma espécie protegida no nosso país e que a sua captura e manutenção em cativeiro é ilegal e punível por lei.
 

Sem comentários: