O RIAS é o Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens da Ria Formosa e está localizado em Olhão. Desde meados de 2009 a sua gestão está a cargo da Associação ALDEIA, em parceria com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e a ANA-Aeroportos de Portugal, através do Aeroporto de Faro.

quarta-feira, 10 de julho de 2013

Novo projecto do RIAS

Os centros de recuperação de animais selvagens não podem ser visitados e isso está estipulado por lei! A explicação é simples. Estamos a lidar com animais que sendo selvagens não estão habituados ao contacto com os humanos, mas quando chegam a um centro de recuperação é inevitável esse contacto existir, durante a sua alimentação, diagnósticos, tratamentos, etc. Isto é um ameaça para a sobrevivência dos animais quando devolvidos à natureza, pois podem ficar domesticados e perder o medo das pessoas. Assim, o convívio com os animais tem de ser restringido ao mínimo possível por parte dos tratadores, sendo a recepção de visitantes impossível.

Para contornar esta situação o RIAS vai reabrir um espaço para receber visitantes, apresentar o seu trabalho e dar a conhecer as espécies animais e quais as principais ameaças à nossa fauna – o CIA – Centro de Interpretação Ambiental.


Não percas as actualizações sobre este novo projecto e fica atento porque a sua reabertura está para breve!

Será atrás destas portas que vai ser o novo Centro de Interpretação Ambiental do RIAS

Sem comentários: