O RIAS é o Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens da Ria Formosa e está localizado em Olhão. Desde meados de 2009 a sua gestão está a cargo da Associação ALDEIA, em parceria com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e a ANA-Aeroportos de Portugal, através do Aeroporto de Faro.

segunda-feira, 29 de julho de 2013

Devoluções à Natureza no dia 5 de Junho no concelho de Castro Verde

Devolução à Natureza de 2 águias-de-asa-redonda (Buteo buteo
Castro Verde - Beja
5 de Junho de 2013



Uma das Águia-de-asa-redonda ingressou em Setembro de 2012 vinda de Beja com suspeita de colisão com uma estrutura. O seu diagnóstico clínico revelou várias lesões, tais como uma fractura do rádio da asa direita, uma hemorragia no olho direito com perda de visão e uma hemorragia nasal. A sua recuperação consistiu, inicialmente, na imobilização da asa até calcificação da fractura, e posteriormente em treinos de caça e voo em câmaras exteriores. Apesar de ser cego de um olho este animal conseguiu caçar e portanto quando apresentou uma condição corporal favorável foi devolvido à Natureza.



A segunda Águia-de-asa-redonda foi entregue pela equipa da LPN de Castro Verde após uma apreensão do animal por se encontrar em cativeiro ilegal, pela equipa SEPNA de Moura que por sua vez o encaminhou até ao nosso centro. Esta ave apresentava sinais de domesticação e várias penas de voo danificadas. A sua recuperação foi prolongada uma vez que era necessário que o animal ganhasse hábitos e comportamentos selvagens. Para tal, o seu progresso no RIAS consistiu, inicialmente na espera do crescimento das asas de voo que estavam ausentes, e finalmente pela prática de voo e especialmente de caça. Durante este processo a ave esteve sempre junto a indivíduos da mesma espécie de forma a ganhar hábitos sociais importantes para a sua vida selvagem. 


A acção de devolução à Natureza ocorreu em Castro Verde em conjunto com a equipa da LPN do Centro de Educação Ambiental do Vale Gonçalinho e com uma ecola primária do Concelho. Os alunos chamaram de "Zé" e "Rita" às Águias no momento da sua devolução. 

video


Devolução à Natureza de 1 francelho (Falco naumanni)
Centro de Educação Ambiental do Vale Gonçalinho - Castro Verde
5 de Junho de 2013



Uma cria de francelho, que caiu do ninho, foi encontrada pela equipa da LPN do Centro de Educação Ambiental do Vale Gonçalinho, no início de Julho de 2012, que a entregou no RIAS. Através do diagnóstico médico verificou-se que a cria apresentava uma fractura no tibio-tarso da pata esquerda. 
A recuperação deste individuo consistiu primeiramente na imobilização da pata para ossificar a fractura. Por ser uma cria foi necessário esperar que as penas de voo crescessem e a última fase de recuperação foi treinar o seu voo e melhorar a sua condição corporal com alimentação específica. Após a sua completa recuperação foi devolvido à Natureza no local onde foi encontrado.
Assim, o animal foi libertado no Vale Gonçalinho com a equipa da LPN e técnicos do RIAS e foi baptizado de Regina. 

video

Sem comentários: