O RIAS é o Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens da Ria Formosa e está localizado em Olhão. Desde meados de 2009 a sua gestão está a cargo da Associação ALDEIA, em parceria com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e a ANA-Aeroportos de Portugal, através do Aeroporto de Faro.

quinta-feira, 25 de julho de 2013

Devolução à Natureza de 3 Cágados-mediterrânicos

Devolução à Natureza de 3 Cágados-mediterrânicos (Mauremys leprosa)
Lagoa de São Lourenço - Almancil
30 de Maio de 2013



No passado dia 30 de Maio foram devolvidos à natureza três cágados-mediterrânicos que ingressaram no RIAS em diferentes datas e por diversos motivos.

Um dos indivíduos ingressou no centro a 6 de Outubro de 2012, entregue por um particular de Olhão, com uma fractura na carapaça. A recuperação é demorada, pois é necessário fazer uma cirurgia à carapaça na zona de fractura e tratar com antibiótico e pomada de cicatrização.

Outro foi entregue por um voluntário do RIAS que o encontrou em Évora e cuja causa de ingresso foi uma doença chamada "shell rot" que se caracteriza pela degradação da carapaça causada por fungos e bactérias. O seu tratamento consistiu essencialmente na administração de antibióticos.

O terceiro cágado chegou ao RIAS a 25 de Maio devido a captura acidental por um particular de Faro não tendo sido necessária qualquer intervenção específica.

A sua devolução à natureza foi realizada por um casal de turistas estrangeiros no âmbito do trabalho de campo do projecto LIFE+ Trachemys.


video

Sem comentários: