O RIAS é o Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens da Ria Formosa e está localizado em Olhão. Desde meados de 2009 a sua gestão está a cargo da Associação ALDEIA, em parceria com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e a ANA-Aeroportos de Portugal, através do Aeroporto de Faro.

quinta-feira, 27 de junho de 2013

Devolução à Natureza de uma Abetarda

Devolução à Natureza de uma Abetarda (Otis tarda)
Centro de Educação Ambiental de Vale Gonçalinho - Castro Verde
30 de Abril de 2013




Esta Abetarda foi entregue no centro pela equipa da LPN (Liga para a Protecção da Natureza) do Vale Gonçalinho em Castro Verde no dia 12 de Abril após colisão com uma estrutura. Foi diagnosticada uma lesão antiga no propatágio de uma das asas e a ave encontrava-se bastante debilitada. A sua recuperação foi acompanhada diariamente com medicação e alimentação até ser possível estabilizar a sua condição física tendo sido devolvida à Natureza imediatamente. 

A Abetarda é uma ave muito difícil de manter em centros de recuperação por ser de grande porte e não existir espaço nem condições adequadas para estas espécies, mas também porque sofrem muito de stress. No entanto, e uma das poucas vezes em Portugal foi possível recuperar uma Abetarda num centro de recuperação e devolvê-la à Natureza. Este sucesso representa uma vez mais a evolução e importância do nosso centro na recuperação de animais selvagens, só possível graças ao esforço e dedicação de todos os membros e colaboradores deste projecto. 

A Abetarda foi então devolvida à Natureza na Herdade de Vale Gonçalinho onde se situa o Centro de Educação Ambiental de Vale Gonçalinho em Castro Verde, pela equipa da LPN que a baptizaram de "Jesus" no momento da libertação. 




Sem comentários: