O RIAS é o Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens da Ria Formosa e está localizado em Olhão. Desde meados de 2009 a sua gestão está a cargo da Associação ALDEIA, em parceria com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e a ANA-Aeroportos de Portugal, através do Aeroporto de Faro.

sábado, 18 de maio de 2013

Acção de Voluntariado no RIAS, 16 de Março de 2013

No passado dia 16 de Março, o RIAS em parceria com a Associação de Protecção à Rapariga e à Família organizou um dia de voluntariado ambiental no centro.


As 7 participantes tiveram oportunidade de ajudar no início da restauração das células individuais de reprodução de Cágado-de-carapaça-estriada (Emys orbicularis) do projecto LIFE+ Trachemys que decorre em parceria com o RIAS/ALDEIA, sendo um dos objectivos a reprodução em cativeiro desta espécie autóctone bastante ameaçada e posterior introdução na Natureza.



As voluntárias ajudaram ainda na construção de uma pequena vedação importante para a manutenção do centro.

Para finalizar o dia, o grupo devolveu a natureza uma águia-calçada (Aquila pennata) que deu entrada no RIAS no dia 4 de Setembro de 2012 pelos vigilantes da Natureza do Parque Natural do Vale do Guadiana (PNVG) após ter sido vítima de tiro. Foi sujeita a um exame físico onde se detectaram algumas lesões externas numa das asas em consequência do disparo. Essa asa foi imobilizada durante algumas semanas para se proceder ao seu tratamento. Posteriormente, a águia foi transferida para uma instalação de voo exterior para junto de outras águias onde treinou o seu voo e caça até adquirir as condições necessárias à sua devolução.



No momento da libertação o grupo deu o nome de "Liberdade" a esta ave.


video


O RIAS agradece mais uma vez pela excelente ajuda!!



Muito Obrigado!!!


Sem comentários: