O RIAS é o Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens da Ria Formosa e está localizado em Olhão. Desde meados de 2009 a sua gestão está a cargo da Associação ALDEIA, em parceria com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e a ANA-Aeroportos de Portugal, através do Aeroporto de Faro.

sexta-feira, 8 de março de 2013

Devolução à Natureza de uma águia-de-asa-redonda

Devolução à Natureza de uma águia-de-asa-redonda (Buteo buteo)
Entradas - Castro Verde
6 de Fevereiro de 2013


Esta águia-de-asa-redonda foi entregue no RIAS no dia 15 de Novembro de 2012 pelos Vigilantes da Natureza do Parque Natural do Vale do Guadiana após ter sido recolhida pelos técnicos da Liga para a Protecção da Natureza no Vale Gonçalinho (Castro Verde).


O animal encontrava-se bastante debilitado e apresentava algumas penas partidas quando chegou ao RIAS. O seu processo de recuperação consistiu em alimentação adequada até atingir a condição corporal ideal e assim que concluiu a substituição das penas de voo partidas, esta ave foi também sujeita a treinos de voo e caça juntamente com outras águias.


Foi devolvida à natureza pelos alunos da Escola Primária de Entradas, numa actividade conjunta com a LPN. Foi baptizado de "Entradas" no momento da libertação.



Sem comentários: