O RIAS é o Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens da Ria Formosa e está localizado em Olhão. Desde meados de 2009 a sua gestão está a cargo da Associação ALDEIA, em parceria com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e a ANA-Aeroportos de Portugal, através do Aeroporto de Faro.

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

3º Encontro de Colaboradores, Estagiários e Voluntários do RIAS

No passado dia 18 de Agosto de 2012, decorreu o 3º Encontro de Colaboradores, Estagiários e Voluntários do RIAS na Quinta de Marim, em Olhão. 



Este encontro anual organizado pelo RIAS pretendeu ser um momento de convívio e lazer para todos os colaboradores do centro, sem os quais seria impossível desenvolver todo o nosso trabalho. 



Durante a tarde foram devolvidas à natureza 5 aves recuperadas no centro: 4 patos-reais (Anas plathyrynchos) e 1 milhafre-preto (Milvus migrans)





Estes 4 patos foram baptizados de "Fuzeta", "Lia", "Paco" e "Pamela".







O milhafre-preto foi baptizado de "Litu" no momento da sua devolução.

Já à noite, o jantar decorreu no Moinho de Maré da Quinta de Marim onde foram também apresentadas diversas imagens e vídeos do trabalho realizado pelos nossos colaboradores.








Este ano o encontro contou com a presença de cerca de 30 colaboradores do RIAS a quem voltamos a agradecer!

Para quem não esteve presente fica também o nosso sincero agradecimento e a esperança de que no próximo ano possam comparecer!!! 

Nunca é demasiado o agradecimento que o RIAS faz a todos os que nos têm ajudado ao longo destes 3 anos de trabalho! 

MUITO OBRIGADO!!!!


quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Exposição Fotográfica: Viver para Voar



A exposição fotográfica "Viver para Voar" da autoria de Thijs Valkenburg vai estar patente no Centro de Ciência Viva do Algarve, em Faro até ao dia 16 de Setembro de 2012. 

A entrada é gratuita no seguinte horário:

3ª a 6ª Feira das 10h00 às 17h00
Sábados, Domingos e Feriados das 11h00 às 18h00

De que está à espera para ir visitar? 

Libertação: 20 de Agosto de 2012

Devolução à Natureza de um mocho-galego (Athene noctua)
São Marcos da Ataboeira, Castro Verde
20 de Agosto de 2012

Este pequeno mocho foi recolhido por técnicos da Liga para a Protecção da Natureza (LPN) após ter caído do ninho numa das herdades desta entidade em Castro Verde. Encontrava-se bastante debilitado e desidratado no momento em que chegou ao centro, pelo que o seu processo de recuperação consistiu em fluidoterapia e alimentação cuidada até melhorar a sua condição corporal.
Posteriormente foi colocado numa instalação exterior juntamente com outros mochos-galegos onde pôde treinar o voo e a caça.



Foi devolvido à natureza pelos técnicos da LPN que o recolheram na Herdade de Belver, onde havia sido recolhido. Foi baptizado de "Pico" pelos presentes.


terça-feira, 21 de agosto de 2012

Ciência Viva no Verão "As Aves da Ria Formosa"


No passado dia 17 de Agosto o RIAS/ALDEIA dinamizou uma actividade no âmbito do programa "Ciência viva no Verão" intitulada "As aves da Ria Formosa".



Após uma breve sessão teórica sobre as principais espécies de aves que se podem observar na Ria Formosa, os 15 participantes desta acção realizaram um pequeno percurso pedestre na Quinta de Marim para observação da avifauna aqui existente. 


A próxima actividade do RIAS/ALDEIA no Ciência Viva de Verão é já amanhã, no Centro de Ciência Viva do Algarve, em Faro às 14h.

Inscreva-se já aqui!

Libertação: 11 de Agosto de 2012

Devolução à Natureza de 4 Corujas-das-torres (Tyto alba)
Castro Marim - Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António (ICNF)

Estas 4 aves deram entrada no RIAS após terem caído do ninho, tendo sido todas encaminhadas para recuperação pela equipa do Serviço de Protecção da Natureza e Ambiente (SEPNA) da GNR de Tavira. 



Tratando-se de crias, o seu processo de recuperação consistiu em alimentação adequada e contacto com outras corujas da mesma espécie. Posteriormente foram ensinadas a caçar e treinaram o voo numa instalação de grandes dimensões no RIAS. 


Esta acção foi inserida no programa de actividades da 1ª Feira de Produtos Tradicionais e de Artesanato que decorreu no Centro de Interpretação da Reserva do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António. 




As corujas foram devolvidas à natureza pelos particulares que as encontraram e por uma representante da reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António, que as baptizaram de "Leonor, Lian, Paz e Chica".


Libertação: 10 de Agosto de 2012

Devolução à Natureza de um mocho-galego (Athene noctua)
Bias do Sul - Olhão

Este mocho-galego deu entrada no RIAS no dia 5 de Junho de 2012 após ter caído do ninho. Foi encontrado em Olhão e encaminhado para o centro por um particular. 



Sendo uma cria muito pequena (pesava 99g no momento em que ingressou no centro) foi necessário fornecer-lhe alimentação várias vezes por dia, ao longo das primeiras semanas de recuperação. Posteriormente e a partir do momento em que se começou a alimentar sozinho, foi transferido para uma instalação exterior juntamente com outros mochos para que aprendesse e voar e a caçar.



Foi devolvido à Natureza por um casal colaborador do RIAS e a quem agradecemos todo o apoio. Foi baptizado de "Modesto" no momento da libertação.


sábado, 18 de agosto de 2012

Libertações: 9 de Agosto de 2012

Devolução à Natureza de uma coruja-do-mato (Strix aluco) e de um ouriço-cacheiro (Erinaceus europaeus)
9 de Agosto de 2012
Quinta de Marim e Sítio dos Murtais - Olhão


Esta coruja-do-mato foi encontrada na Via do Infante perto de São Brás de Alportel por uma particular que a recolheu e entregou no RIAS no dia 22 de Maio de 2012. Após o exame clínico não foi detectada nenhuma lesão pelo que o seu tratamento consistiu em repouso e alimentação adequada. Posteriormente foi colocada numa instalação exterior juntamente com outras corujas onde exercitou o voo e a caça.


Foi devolvida à natureza por um colaborador do RIAS na Quinta de Marim, que a baptizou de "Francelina".



O ouriço-cacheiro foi entregue numa clínica veterinária em Loulé, tendo sido encaminhado imediatamente para o RIAS pelo proprietário da clínica no dia 26 de Julho de 2012. Tratando-se de uma cria que não apresentava lesões, o seu processo de recuperação consistiu apenas em alimentação e hidratação até atingir o peso adequado para ser devolvido à natureza.


Foi devolvido à natureza por uma voluntária do RIAS que o baptizou de "Pentecostes". 

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Libertação: 4 de Agosto de 2012

Devolução à natureza de uma cegonha-branca (Ciconia ciconia)
Quinta de Marim - Olhão
4 de Agosto de 2012

Esta cegonha-branca deu entrada no RIAS no dia 4 de Julho, tendo sido recolhida e entregue pelos vigilantes da Natureza do Parque Natural da Ria Formosa.

Foi encontrada pouco após ter caído do ninho e não apresentava nenhuma lesão pelo que a sua recuperação passou por alimentação adequada e treinos de voo numa instalação exterior juntamente com outras cegonhas.


Foi devolvida à natureza pelos padrinhos na Quinta de Marim, Olhão.

Libertações: 4 de Agosto de 2012

Devolução à Natureza de 6 mochos-galegos (Athene noctua)
4 de Agosto de 1012
Silves

Estes 6 mochos foram entregues no RIAS nos dias 15 de Maio, 19, 22 e 25 de Junho e 14 de Julho todos após terem caído do ninho. Foram recolhidos respectivamente em Algoz, Lagos e Odiáxere tendo sido entregues no centro por particulares ou pelos vigilantes da Natureza do Parque Natural da Ria Formosa. 



Por ser tratarem de crias, foi necessário aguardar o crescimento total das penas de voo para que pudessem exercitar o voo e a caça. Foram regularmente alimentados e posteriormente colocados numa instalação de grandes dimensões onde aprenderam a caçar.


Foram devolvidos à natureza por alguns dos padrinhos e madrinhas que os baptizaram de "Raaf, Rose, Merel, Medronho, Bigodes e Rezingão".


Libertação: 2 de Agosto de 2012

Devolução à Natureza de um mocho-galego (Athene noctua)
Bias do Norte - Moncarapacho - Olhão
2 de Agosto de 2012


Este mocho-galego foi entregue no RIAS no dia 22 de Maio após ter caído do ninho. Foi recolhido e entregue no centro pelas proprietárias do Croquet Club House Bela Romão, situado em Bias do Norte, Olhão.  


Tratando-se de uma cria, o seu processo de recuperação consistiu em alimentação regular e contacto com outros mochos da mesma espécie. Assim que completou o crescimento das penas de voo, este mocho foi ensinado a caçar e treinou ainda o voo numa instalação de maiores dimensões.


Foi devolvido à Natureza pelas senhoras que o encontraram no Club Bela Romão, tendo sido baptizado de "Marialva". 



quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Inauguração da Exposição Fotográfica: Viver para Voar


No passado dia 3 de Agosto de 2012, foi inaugurada a exposição fotográfica "Viver para Voar" no Centro de Ciência Viva do Algarve em Faro (ver mais informações sobre esta exposição aqui e aqui)





A inauguração foi integrada no programa das comemorações do 15º aniversário deste centro e os participantes puderam assistir a uma pequena palestra intitulada "Técnicas de Observação e Fotografia de Aves" onde Thijs Valkenburg desvendou alguns dos seus segredos fotográficos. 




Esta exposição da autoria de Thijs Valkenburg estará patente até ao final do mês de Agosto e tem entrada gratuita! Venha espreitar!!!


Libertação: 3 de Agosto de 2012

Devolução à Natureza de uma gaivota-de-patas-amarelas (Larus michahellis)
Tavira - Hotel Vila Galé Albacora

No âmbito da parceria entre o RIAS e o Hotel Vila Galé Albacora em Tavira, têm sido realizadas diversas acções de educação ambiental direccionadas aos clientes deste empreendimento turístico. 



No final da ultima acção sobre "As aves da Ria Formosa", os participantes tiveram o prazer de assistir à devolução à Natureza de uma gaivota-de-patas-amarelas recuperada no RIAS.   



Esta gaivota deu entrada no centro no dia 22 de Junho tendo sido recolhida por se tratar ainda de uma cria. Aqui no centro foi alimentada adequadamente e foi posteriormente colocada numa instalação exterior juntamente com outras gaivotas, para que pudesse exercitar o voo. 


Libertação: 2 de Agosto de 2012


Devolução à Natureza de duas gaivotas-de-patas-amarelas (Larus michahellis)
Quinta de Marim - Olhão



Estas duas gaivotas-de-patas-amarelas foram entregues no RIAS no dia 22 de Junho e 3 de Julho por particulares que as recolheram por se tratarem de crias/juvenis que ainda não conseguiam voar. 

Aqui no centro foram colocadas numa instalação exterior com um lago, juntamente com outras gaivotas, onde puderam voar e nadar.

Foram devolvidas à Natureza por duas voluntárias do RIAS.




quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Libertação: 1 de Agosto de 2012

Devolução à Natureza de uma cegonha-branca (Ciconia ciconia)
Quinta de Marim - Olhão
1 de Agosto de 2012




Esta cegonha-branca foi recolhida em Olhão no dia 6 de Julho após ter caído do ninho ao tentar realizar os primeiros voos. Uma vez que não apresentava lesões, foi colocada numa instalação de grandes dimensões juntamente com outras cegonhas, onde pôde exercitar o voo. Foi devolvida à natureza pelos particulares que a entregaram no centro a quem agradecemos mais uma vez!