O RIAS é o Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens da Ria Formosa e está localizado em Olhão. Desde meados de 2009 a sua gestão está a cargo da Associação ALDEIA, em parceria com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e a ANA-Aeroportos de Portugal, através do Aeroporto de Faro.

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

RIAS presente no Festival de Observação de Aves em Sagres

Pelo 3º ano consecutivo o RIAS esteve presente no Festival de Observação de Aves em Sagres, iniciativa organizada pela associação Almargem e pela Sociedade Portuguesa para o Estudo da Aves (SPEA).

Este festival que decorreu de 30 de Setembro a 7 de Outubro envolveu centenas de pessoas interessadas na avifauna presente na região de Sagres e o RIAS/ALDEIA dinamizou algumas das actividades que decorreram ao longo de todo o evento. 

Oficina de Educação Ambiental: Conhecer os animais de perto!





Mini-curso: Iniciação à Identificação de Aves Limícolas



Mini-curso: Iniciação à Identificação de Aves Estepárias



Mini-curso: Identificação e Ecologia de Répteis e Anfíbios

Saídas de Campo: Aves da Cabranosa e Vale Santo





Saída de Campo Nocturna: Observação e Audição de Aves em Migração

Devolução à Natureza de uma águia-calçada (Aquila pennata) recuperada no RIAS

Esta águia-calçada deu entrada no RIAS no dia 13 de Setembro de 2012 bastante debilitada. Foi recolhida na zona de Lagos por particulares que a encontraram na beira de uma piscina. O seu processo de recuperação consistiu em alimentação adequada e treinos de voo e caça até atingir a condição corporal ideal para ser devolvida à Natureza.

 
(Fotografia de António Marques)

(Fotografia de António Marques)

(Fotografia de António Marques)

Esta águia foi libertada pelos representantes da organização do festival que a baptizaram de "Botinhas". 
(Fotografia de António Marques)


Mais uma vez o RIAS agradece o convite feito pela organização deste festival e deseja o maior sucesso para as próximas edições!

Sem comentários: