O RIAS é o Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens da Ria Formosa e está localizado em Olhão. Desde meados de 2009 a sua gestão está a cargo da Associação ALDEIA, em parceria com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e a ANA-Aeroportos de Portugal, através do Aeroporto de Faro.

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Libertação: 11 de Agosto de 2012

Devolução à Natureza de 4 Corujas-das-torres (Tyto alba)
Castro Marim - Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António (ICNF)

Estas 4 aves deram entrada no RIAS após terem caído do ninho, tendo sido todas encaminhadas para recuperação pela equipa do Serviço de Protecção da Natureza e Ambiente (SEPNA) da GNR de Tavira. 



Tratando-se de crias, o seu processo de recuperação consistiu em alimentação adequada e contacto com outras corujas da mesma espécie. Posteriormente foram ensinadas a caçar e treinaram o voo numa instalação de grandes dimensões no RIAS. 


Esta acção foi inserida no programa de actividades da 1ª Feira de Produtos Tradicionais e de Artesanato que decorreu no Centro de Interpretação da Reserva do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António. 




As corujas foram devolvidas à natureza pelos particulares que as encontraram e por uma representante da reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António, que as baptizaram de "Leonor, Lian, Paz e Chica".


Sem comentários: