O RIAS é o Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens da Ria Formosa e está localizado em Olhão. Desde meados de 2009 a sua gestão está a cargo da Associação ALDEIA, em parceria com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e a ANA-Aeroportos de Portugal, através do Aeroporto de Faro.

terça-feira, 22 de maio de 2012

Libertações: 17 de Maio de 2012

Devolução à natureza de 1 camaleão (Chamaeleo chamaeleon), de 1 cágado-mediterrânico (Mauremys leprosa) e de 1 andorinhão-preto (Apus apus)
Quinta de Marim, Olhão

Este camaleão deu entrada no RIAS no dia 16 de Maio após ter sido recolhido por particulares no centro de Faro.

Visto que o animal não apresentava nenhum tipo de lesão e se encontrava em boas condições físicas, os técnicos do centro procederam à sua devolução na Quinta de Marim por se apresentar como um local de excelência para esta espécie.




O cágado deu entrada no centro no dia 16 de Maio após ter sido recolhido pelos técnicos do centro na ETAR nascente de Faro, durante a monitorização de aves aquáticas no local.

Mais uma vez, visto que não apresentava nenhum tipo de lesão física e se encontrava em boas condições físicas a sua devolução foi realizada no lago da Quinta de Marim, onde existe um habitat ideal para a ocorrência desta espécie.




O andorinhão deu entrada no dia 14 de Maio após ter sido recolhido em Faro por um particular.

Ao ser examinado pelos veterinários verificou-se que a ave se encontrava bastante debilitada pelo que o seu plano de recuperação consistiu em descanso e alimentação regular.

Assim que se verificou a recuperação da ave, os técnicos do centro procederam à sua devolução na Quinta de Marim.




Devolução à natureza de 1 ouriço-cacheiro (Erinaceus europaeus)
Guia, Albufeira

Este ouriço deu entrada no RIAS após ter sido recolhido por particulares na Guia ligeiramente apático.

Ao ser examinado não se verificou nenhum tipo de lesão ou anormalidade e, uma vez que o animal se alimentava sozinho, os técnicos procederam à sua devolução que decorreu na presença de alguns particulares que se deslocaram ao local. O ouriço foi baptizado de Lucky.


Sem comentários: