O RIAS é o Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens da Ria Formosa e está localizado em Olhão. Desde meados de 2009 a sua gestão está a cargo da Associação ALDEIA, em parceria com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e a ANA-Aeroportos de Portugal, através do Aeroporto de Faro.

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Voluntariado Ambiental para a Água

No dia 21 de Abril o Centro de Ciência Viva do Algarve realizou mais uma edição do Voluntariado Ambiental para a Água na Quinta de Marim. Durante a manhã, os participantes puderam recolher amostras de macroinvertebrados bentónicos num ecossistema costeiro e assim monitorizar a qualidade deste ecossistema.


O RIAS participou nesta actividade com a devolução à Natureza de uma gaivota-d'asa-escura (Larus fuscus) recuperada nas nossas instalações. Esta gaivota deu entrada no centro no dia 24 de Fevereiro após ter sido recolhida por particulares na Escola Básica nº4 de Olhão.

Ao ser examinada verificou-se que apresentava uma fractura no coracóide (anatomia) pelo que o seu plano de recuperação consistiu na imobilização da asa lesionada e alimentação regular. No final foi transferida para uma câmara exterior com um lago onde pode treinar o voo.

A sua devolução contou com a presença dos particulares que a recolheram e dos participantes do evento.





O RIAS agradece ao Centro de Ciência Viva do Algarve e à Administração Regional Hdrográfica do Algarve pela organização desta iniciativa e pelo convite.

Sem comentários: