O RIAS é o Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens da Ria Formosa e está localizado em Olhão. Desde meados de 2009 a sua gestão está a cargo da Associação ALDEIA, em parceria com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e a ANA-Aeroportos de Portugal, através do Aeroporto de Faro.

sábado, 28 de abril de 2012

Pássaros do campo. Reconhecer as aves, os ninhos e escutar cantos

Sabe que o canto do cuco anuncia a primavera? Sabe distinguir o canto do rouxinol do do cartaxo? Sabe identificar a que espécies pertencem os ninhos pelos lugares onde se encontram e materiais utilizados na sua construção? Sabe distinguir o abelharuco do guarda-rios a partir das suas plumagens? Sabe que entre os pássaros de campo há espécies residentes e outras que só chegam na Primavera?

A curiosidade e o interesse em observar as aves no seu habitat natural, saber mais sobre o seu acasalamento, ninhos, reprodução, cantos e chamamentos, tem vindo progressivamente a substituir as antigas tradições rurais de ir aos pássaros com fisgas e esparrelas.


Munidos de binóculos e guias de aves iremos percorrer as margens da ribeira de Cacela, parando para escutar os cantos e os chamamentos, falar sobre as diferenças entre os ninhos e os ovos, e procurar distinguir os pássaros, entre a vegetação, pelas suas características físicas (tamanho, forma, cor, plumagens e voo).


A orientação do percurso estará a cargo do ornitólogo Thijs Valkenburg, técnico do RIAS – Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens.

Apareça no dia 5 de Maio pelas 8:30h junto à cisterna de Cacela Velha e traga binóculos e guias de aves, se os tiver. A organização disponibilizará alguns exemplares a quem necessitar.


Inscrições
Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela
Antiga Escola Primária de Santa Rita
As participações são limitadas. Inscreva-se com antecedência, deixando o seu nome e contacto.
Valor de inscrição – 3€

Organização
Câmara Municipal de Vila Real de Santo António
Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela

Sem comentários: