O RIAS é o Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens da Ria Formosa e está localizado em Olhão. Desde meados de 2009 a sua gestão está a cargo da Associação ALDEIA, em parceria com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e a ANA-Aeroportos de Portugal, através do Aeroporto de Faro.

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Libertação: 4 de Abril de 2012

Devolução à natureza de 1 cegonha-branca (Ciconia ciconia)
Quinta de Marim, Olhão


No dia 15 de Fevereiro deu entrada no RIAS uma cegonha-branca após ter sido recolhida pelos vigilantes do Parque Natural da Ria Formosa numa horta perto de uma superfície comercial em Olhão.

Ao ser examinada pela equipa médico-veterinária verificou-se que apresentava uma fractura no coracóide e na quilha (anatomia). Face aos sinais clínicos que apresentava, o seu plano de recuperação consistiu na imobilização da área afectada e alimentação regular. Após a recuperação da lesão foi transferida para uma câmara exterior de grandes dimensões onde pode treinar o voo.

A sua devolução realizou-se na presença dos particulares que deram o alerta aos vigilantes do Parque Natural da Ria Formosa e que pertencem à Associação de Defesa dos Animais e Plantas de Olhão (ADAPO). A cegonha foi baptizada de Liberdade.

 


Sem comentários: