O RIAS é o Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens da Ria Formosa e está localizado em Olhão. Desde meados de 2009 a sua gestão está a cargo da Associação ALDEIA, em parceria com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e a ANA-Aeroportos de Portugal, através do Aeroporto de Faro.

terça-feira, 3 de abril de 2012

Libertação: 29 de Março de 2012

Devolução à natureza de 2 ouriços-cacheiros (Erinaceus europaeus)
Fontes Santas, Bias do Sul


Estes dois ouriços deram entrada no RIAS nos dias 6 de Novembro de 2011 e 7 de Fevereiro de 2012 após terem sido recolhidos por particulares no concelho de Olhão. Ambos se encontravam desnutridos e muito abaixo do peso ideal para a altura do ano, e um deles apresentava o membro posterior direito completamente imobilizado.

Após serem examinados pela equipa medico-veterinária decidiu-se seguir com a amputação do membro imobilizado uma vez que já não poderia ser recuperado e poderia, na natureza, colocá-lo em situações de risco. Após a amputação o seu plano de recuperação consistiu em administração de antibióticos e anti-inflamatórios até à completa recuperação da lesão.

Posteriormente, os dois ouriços foram transferidos para uma câmara exterior de média dimensão onde, na companhia de outros indivíduos da espécie, receberam alimentação regular até atingirem o peso ideal para serem devolvidos à natureza.

A sua devolução decorreu na presença de um padrinho e de particulares que se deslocaram ao local e foram baptizados de Zacarias e José Cotinhos.



Sem comentários: