O RIAS é o Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens da Ria Formosa e está localizado em Olhão. Desde meados de 2009 a sua gestão está a cargo da Associação ALDEIA, em parceria com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e a ANA-Aeroportos de Portugal, através do Aeroporto de Faro.

sexta-feira, 30 de março de 2012

Libertações: 28 de Março de 2012

Devolução à natureza de 2 cágados-mediterrânicos (Mauremys leprosa) e 1 ouriço-cacheiro (Erinaceus europaeus)
Lugar da Assêca, Tavira

Estes dois cágados deram entrada no RIAS após terem sido recolhidos e entregues por particulares de Tavira e Luz de Tavira no final de Outubro de 2011. Ambos se encontravam sob cativeiro ilegal.

Ao serem examinados pelos médicos-veterinários verificou-se que um deles apresentava sinais clínicos de trauma, possivelmente devido a algum choque ou colisão.

Durante o período de recuperação inicial os dois cágados foram mantidos em câmaras separadas e receberam alimentação regular. Posteriormente foram colocados nas câmaras exteriores até à sua total recuperação.

A devolução destes dois animais decorreu na ribeira da Assêca na presença dos particulares que os encontraram e do Senhor Vereador do Ambiente da Câmara Municipal de Tavira, José Manuel Guerreiro. Os cágados foram baptizados de Macário e Harry Potter.




O ouriço-cacheiro deu entrada no RIAS no dia 4 de Janeiro após ter sido recolhido no Lugar da Assêca por um particular uma vez que o animal tinha sido vítima de predação por um cão.

A equipa veterinária verificou que o ouriço apresentava uma laceração de grande dimensão na pata posterior esquerda pelo que o seu processo de recuperação consistiu na limpeza e desinfecção da ferida e manutenção do indivíduo numa câmara interior de pequena dimensão, onde recebeu regularmente alimento. Após se verificar a cicatrização da mesma, o ouriço foi transferido para uma câmara exterior onde, na companhia de outros ouriços em recuperação ganhou peso.

A sua devolução realizou-se perto do local onde foi recolhido e baptizado pelos participantes da acção de Ileus.


Sem comentários: