O RIAS é o Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens da Ria Formosa e está localizado em Olhão. Desde meados de 2009 a sua gestão está a cargo da Associação ALDEIA, em parceria com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e a ANA-Aeroportos de Portugal, através do Aeroporto de Faro.

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Libertação: 17 de Fevereiro de 2012

Devolução à natureza de 1 mocho-galego (Athene noctua)
Santo Estevão, Tavira


Após ter sido encontrado na freguesia de Santa Maria (Tavira), este mocho-galego foi recolhido por um particular no dia 17 de Junho de 2011 e entregue no RIAS.

Ao dar entrada a equipa medico-veterinária verificou que o animal se encontrava bastante apático e debilitado. Deste modo permaneceu numa câmara de pequenas dimensões onde recebeu alimentação. Após já se alimentar sozinho, a ave foi transferida para uma câmara média onde continuou a receber alimentação e pode treinar o voo. No final do processo de recuperação foi transferido para uma câmara exterior de grandes dimensões onde pode treinar o voo e a caça.

Assim que se verificou que a ave apresentava todos os comportamentos naturais da espécie procedeu-se à sua libertação que decorreu no final da festa de Carnaval, na Escola do Malhão em Santo Estevão, na presença de várias crianças do 1º ao 4º ano e dos seus pais.

Sem comentários: