O RIAS é o Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens da Ria Formosa e está localizado em Olhão. Desde meados de 2009 a sua gestão está a cargo da Associação ALDEIA, em parceria com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e a ANA-Aeroportos de Portugal, através do Aeroporto de Faro.

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

A Voz do Voluntário

Mais uma vez os voluntários que participam, ou participaram, no dia-a-dia do RIAS estão a aceitar o nosso desafio, enviando-nos as suas experiências no centro.

Chegou-nos o testemunho de Sofia Costa que realizou um estágio curricular na área do Ecoturismo e que teve um papel fundamental na remodelação do nosso Cento de Interpretação Ambiental.
________________________________________________________________
Olá a todos!

Começo logo por revelar que a minha experiência de voluntariado no RIAS foi fantástica.

Conheci o RIAS ainda no seu início, num dos primeiros workshops organizados na Quinta de Marim e a admiração pelo trabalho que eles desenvolvem foi imediata. O potencial do centro é imenso e a força de vontade e trabalho da equipa é contagiante, pelo que optei por colaborar com eles e contribuir com um pouco do meu trabalho. A minha colaboração teve a forma de estágio curricular e durou 6 semanas. As melhores coisas que levei destas 6 curtas semanas, foram o companheirismo e boa disposição da equipa, a possibilidade de fazer um pouco de tudo (desde a construção e manutenção de câmaras de voo, alimentação dos animais e, o mais gratificante, a sua libertação) e ainda poder desenvolver diversas estratégias de interpretação e educação ambiental.

Admiro imenso o trabalho que aqui desenvolvem e sempre que posso continuo a colaborar voluntariamente.

A ideia que quero passar é a de que projectos como o do RIAS são essenciais para a natureza e para a comunidade e só podem continuar a desenvolver o seu trabalho com a ajuda de voluntários. Por isso pessoal, saiam de casa e venham até ao RIAS! =)

Um beijo a toda a equipa

Sofia Costa

 ________________________________________________________________
Um muito obrigado à Sofia!

Deixamos mais uma vez o repto a todos os que realizaram estágios/voluntários no nosso centro de nos enviarem os vossos testemunhos para assim podermos publicá-los no nosso blog! :)

Sem comentários: