O RIAS é o Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens da Ria Formosa e está localizado em Olhão. Desde meados de 2009 a sua gestão está a cargo da Associação ALDEIA, em parceria com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e a ANA-Aeroportos de Portugal, através do Aeroporto de Faro.

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Libertação: 30 de Dezembro de 2011

Devolução à natureza de 1 mocho-galego (Athene noctua)
Quinta de Marim, Olhão


Este mocho deu entrada no RIAS no dia 28 de Novembro de 2011 após ter sido recolhido por um particular em São Brás de Alportel.

Após chegar ao centro e ser examinado pela equipa medico-veterinária verificou-se que a ave apresentava sinais clínicos de trauma no membro posterior direito contudo já tinha sido previamente tratado por um veterinário exterior. Visto que a ave se encontrava em boas condições, manteve-se o mocho numa jaula de pequenas dimensões onde recebeu alimento regular e posteriormente passou-se para uma jaula de maiores dimensões onde pode treinar voo e caça com outros indivíduos da mesma espécie.

Após se verificar a completa recuperação do trauma os técnicos do centro procederam à sua libertação que contou com a presença dos particulares que a encontraram baptizando-a de "Olhinhos".

Sem comentários: