O RIAS é o Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens da Ria Formosa e está localizado em Olhão. Desde meados de 2009 a sua gestão está a cargo da Associação ALDEIA, em parceria com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e a ANA-Aeroportos de Portugal, através do Aeroporto de Faro.

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Libertação: 22 de Janeiro de 2011

Devolução à natureza de 1 falcão-peregrino (Falco peregrinus)
Quinta de Marim, Olhão

Esta ave deu entrada no RIAS no dia 16 de Março de 2011, tendo sido recolhida por um particular, com suspeitas de ter sido vítima de tiro ilegal.

Após ter sido examinada pela equipa medico-veterinária do centro, verificou-se que o falcão-peregrino apresentava uma fractura no carpo-metacarpo (pulso) da asa esquerda. Deste modo, o seu plano de recuperação no RIAS consistiu na imobilização da asa até à total recuperação da fractura. Posteriormente, foi transferida para um câmara exterior de grande dimensão onde, na presença de indivíduos da mesma espécie, treinou o voo e a caça. 

Quando se verificou que a ave apresentava todos os comportamentos naturais, os técnicos do centro organizaram a sua devolução à natureza e contaram com a presença dos seus padrinhos que a baptizaram de "Milagre".


3 comentários:

Anónimo disse...

Olá a todos. Adorámos a opotunidade de participar em algo tão bonito como a devolução à natureza de um animal selvagem que com a vossa ajuda foi possível sobreviver.
Penso que o Duarte continuará atento às vossas campanhas e também vamos continuar a divulgá-las. HG

RIAS disse...

Olá
Nós é que agradecemos a vossa iniciativa e ajuda na recuperação de um animal selvagem e a possibilidade de estarem presentes na sua libertação!

Os melhores cumprimentos
Equipa do RIAS

BB disse...

LIBERDADE :) !!!! OBRIGADO SENHORES(AS)POR FAZEREM UM TRABALHO MAGNÍFICO QUE POUCOS APRECIAM MAS QUE EU CONSIDERO MARAVILHOSO!