O RIAS é o Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens da Ria Formosa e está localizado em Olhão. Desde meados de 2009 a sua gestão está a cargo da Associação ALDEIA, em parceria com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e a ANA-Aeroportos de Portugal, através do Aeroporto de Faro.

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Educação Ambiental em Vila do Bispo

Na passada quarta-feira (dia 25), o RIAS esteve presente na escola EB1 de Vila do Bispo onde realizou uma acção de educação ambiental que envolveu 67 alunos.

Durante uma manhã, três turmas do 1º ao 4º ano, assistiram a duas palestras, sendo uma realizada pelo Diogo Amaro, estagiário do centro, e outra realizada pelo Bruno Martins, investigador do CIBIO. 

Na primeira palestra, mostrou-se como funciona um centro de recuperação de animais selvagens e deu a conhecer um pouco mais sobre os os principais grupos de vertebrados que dão entrada no RIAS. Os participantes puderam também ver de perto material biológico como bicos e asas de aves focando nas adaptações de cada espécie na natureza. 

Na segunda palestra, apresentou-se o projecto LIFE+Trachemys, actualmente a decorrer no Algarve, dando principal foco às espécies abrangidas como o Cágado-de-carapaça-estriada (Emys orbicularis) e às medidas de controlo de espécies exóticas como a Tartaruga-de-orelhas-vermelhas (Trachemys scripta).

Uma das turmas que esteve presente nas apresentações tem um blog chamado de "Xistos e Grauvaques" onde colocaram as opiniões de alguns alunos. 





 

Sem comentários: