O RIAS é o Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens da Ria Formosa e está localizado em Olhão. Desde meados de 2009 a sua gestão está a cargo da Associação ALDEIA, em parceria com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e a ANA-Aeroportos de Portugal, através do Aeroporto de Faro.

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Libertação: 28 de Julho de 2011

Devolução à natureza de um andorinhão-pálido (Apus pallidus)
Quinta de Marim - PNRF - Olhão

Este andorinhão foi recolhido por um particular, após ter colidido contra um vidro. No exame clínico efectuado no RIAS não foram detectadas lesões, pelo que após uns momentos de descanso e hidratação, foi devolvido à natureza pelos particulares que o recolheram.




video

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Libertação: 27 de Julho de 2011

Devolução à natureza de 1 ouriço-cacheiro (Erinaceus europaeus)
Quinta de Marim, Olhão


Esta fêmea de ouriço foi encontrado num local público e inapropriado, sendo recolhida por um particular que a entregou directamente no RIAS.

O animal foi sujeito a um exame clínico que não revelou qualquer problema, sendo mantido no internamento durante alguns dias para observação.

Foi devolvido à natureza num local mais apropriado, pelos mesmos particulares que o encontraram baptizando-o de Horácia.



video

Libertação: 26 de Julho de 2011

Devolução à natureza de  2 gaivotas-de-patas-amarelas (Larus michahellis) e 1 gaivota-de-asa-escura (Larus fuscus)
Quinta de Marim, Olhão
Salinas de Vale Caranguejo, Tavira


Estas três aves foram encontradas por particulares, que as recolheram e reencaminharam até ao centro.

Duas das aves apresentavam fracturas nas asas que foram rapidamente imobilizadas à chegada. O seu processo de recuperação consistiu em respouso e alimentação adequada. Após a consolidação das fracturas as aves foram sujeitas a fisioterapia ligeira e foram transferidas para uma câmara de recuperação onde lhes foi possível realizar algum exercicio.

A outra ave foi encontrada por particulares e reencaminhada atráves da equipa SEPNA-GNR.
No exame clínico foi possível observar que se encontrava bastante debilitada mas não foram observadas lesões pelo que o seu processo de recuperação consistiu unicamente em alimentação adequada e posteriormente em exercicios de voo.




Estas devoluções foram inseridas nas actividades de Ciência Viva, actualmente a cargo do RIAS/ALDEIA. Foram baptizadas pelos participantes de Francisco, Faneca e Maria Caxoxa.



quarta-feira, 27 de julho de 2011

Libertação: 22 de Julho de 2011

Devolução à natureza de 1 coruja-do-mato (Strix aluco)
Quinta dos Eventos, Tavira

Esta coruja foi encontrada por um particular que a recolheu e reencaminhou para o centro.

No exame clínico não foram observadas lesões e atráves das informações fornecidas aos nosso técnicos foi possivel determinar que se tratava de uma queda de ninho.

Assim sendo, o processo de recuperação consistiu em descanso e alimentação adequada. Após algumas semanas, a ave foi transferida para uma câmara de recuperação exterior onde lhe foi possivel realizar treinos de voo e caça.

Finalizado todo o seu processo de recuperação, foi devolvida pelos alunos e professores do Infantário Casa da Avó na Quinta dos Eventos (Vale do Poço, Tavira) que a baptizaram de Lurdes.




video

2º Encontro de Colaboradores, Estagiários e Voluntários do RIAS

A equipa do RIAS tem o prazer de convidar todos os colaboradores, estagiários e voluntários do RIAS para o 2º Encontro de CEV´s deste centro, a realizar no dia 27 de Agosto, na Quinta de Marim - Olhão.

Muitas foram as pessoas que se disponibilizaram e aceitaram as várias propostas para colaborar neste projecto mais abrangente, ambicioso e exigente que é o RIAS, colaboradores esses a quem voltamos desde já a agradecer todo o apoio prestado!

Como forma de comemoração por todo o trabalho efectuado até à data e agradecimento por todo o auxílio, a equipa base do RIAS propõe o encontro de todos quantos contribuíram para os seus melhoramentos e crescimento.





PROGRAMA ECEV's RIAS 2011
2ª EDIÇÃO
 
27 de Agosto de 2011
7:00 Sessão de anilhagem científica de aves
10:00 Visita ao RIAS
11:00 Devolução à natureza de animais recuperados no RIAS
13:00 Picnic na Quinta de Marim
15:00 Jogos tradicionais / lazer / praia
18:00 Mini-curso de Fotografia de Natureza / Observação de aves
20:00 Jantar convívio

MATERIAL NECESSÁRIO:
Binóculos e guia de aves (quem tiver)
Jogos e propostas de actividades (facultativo)
Almoço para partilhar
Roupa confortável
Fato de banho e toalha (quem quiser)
10€ para o jantar de sábado (valor sujeito a confirmação)

NOTA:
O transporte e alojamento (se necessário) deverão ser garantidos por cada participante (para qualquer informação, contactar a equipa do RIAS).

CONTACTOS:
Inscrições através de:

E-mail: rias.aldeia@gmail.com
Telemóvel: 927659313
Qualquer questão adicional, não hesitem em contactar!

terça-feira, 26 de julho de 2011

Libertação: 22 de Julho de 2011

Devolução à natureza de 1 cegonha-branca (Ciconia ciconia)
Salinas da Fuseta, Bias do Sul


Esta cegonha juvenil foi recolhida em Olhão por técnicos do Parque Natural da Ria Formosa após ter colidido com um edifício, ao tentar realizar os seus primeiros voos. Uma vez que não apresentava lesões, o seu processo de recuperação consistiu em alimentação adequada, contacto com indivíduos da mesma espécie e treinos de voo.

Foi devolvida pelos participantes, que a baptizaram de Cruz Vermelha.

Esta acção esteve inserida numa das actividades Ciência Viva de Verão organizada pela ALDEIA/RIAS sobre as Aves da Ria Formosa, numa colaboração com a Cruz Vermelha Portuguesa - Delegação da Fuseta,  que contou com a presença de cerca de 100 pessoas.





video

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Libertação: 21 de Julho de 2011

Devolução à natureza de 1 coruja-do-mato (Strix aluco)
Miradouro de Alte, Loulé


Esta ave foi encontrada por um particular que a recolheu e a entregou no SEPNA-GNR de Loulé que, através de um técnico do Parque Natural da Ria Formosa a reencaminhou para o RIAS.

O animal apresentava uma fractura de úmero esquerdo, que só foi possível resolver cirurgicamente. O processo de recuperação foi longo e consistiu em alimentação cuidada, descanso e tratamento das feridas cirúrgicas. Mais tarde foram realizadas pequenas sessões de fisioterapia de modo a melhorar os movimentos da asa.






Posteriormente, o animal foi transferido para uma câmara de recuperação exterior onde foram realizados treinos de caça, voo e socialização com outros indivíduos da mesma espécie.

Finalizado todo este processo, foi devolvida à natureza, sendo baptizada de Gaya.

Esta acção foi realizada em conjunto com a Associação Almargem, a quem desde já agradecemos.
   


video

sábado, 23 de julho de 2011

Libertação: 21 de Julho de 2011

Devolução à natureza de 1 caimão (Porphyrio porphyrio)
Parque Ambiental de Vilamoura, Loulé


Este animal ingressou no RIAS mediante um particular que o encontrou, recolheu e o entregou directamente no centro.

A ave encontrava-se na marina de Vilamoura e coxeava de uma das patas.
Foi realizado um exame clínico e constatou-se que, para além de uma ligeira desidratação, a pata lesionada encontrava-se um pouco inflamada.

O tratamento consistiu em anti-inflamatório, alimentação adequada e descanso. Posteriormente a ave foi transferida para uma câmara de recuperação de maiores dimensões, onde lhe foi possível realizar exercicios de voo.

Finalizado o seu processo de recuperação, a ave foi devolvida à natureza por um representante do Parque Natural da Ria Formosa/ICNB, que o baptizou de Moura.

Estiveram ainda presentes representantes da Marina de Vilamoura e técnicos do RIAS.

É ainda de salientar que esta espécie possui um estatuto de conservação vulnerável e é actualmente o simbolo do Parque Natural da Ria Formosa.


quinta-feira, 21 de julho de 2011

Libertação: 20 de Julho de 2011

Devolução à natureza de 2 Mochos-galegos (Athene noctua) e 2 Coruja-das-torres (Tyto alba)
Ludo, Faro

Os mochos ingressaram no RIAS devido a queda do ninho e cativeiro ilegal, enquanto as corujas ingressaram devido a queda do ninho e debilidade, todos entregues por particulares.
 
No exame clínico não foram observadas lesões, tendo a recuperação dos animais que cairam do ninho e de debilidade consistido em alimentação adequada, fluidoterapia, descanso e posteriormente treinos de voo e caça. O mocho de cativeiro ilegal foi colocado em contacto com indíviduos da sua espécie de modo a re-adquirir comportamentos naturais, e treinos de voo e de caça.

Finalizado a recuperação deste animais, procedeu-se à sua libertação com a presença de todos os particulares envolvidos, padrinhos, técnicos e colaboradores do RIAS. Os mochos foram baptizados de Chico-mola e Florzinha, e as corujas de Toulouse e Tuifly.





video

video

O RIAS agradece a presença de todos os envolvidos.

Primeira Acção Ciência Viva 2011

No passado dia 20 de Julho, o RIAS realizou nas suas instalações, a primeira acção Ciência Viva de Verão com o tema "Biologia e Ecologia de Cágados".

Esta actividade teve como objectivos dar a conhecer aos participantes o trabalho do RIAS, os principais aspectos da biologia e habitats dos cágados, a sua importância ecológica e os vários projectos actualmente existentes na área da conservação destas espécies. Um desses projectos é o LIFE+ Trachemys, neste momento a decorrer no RIAS.





No final da actividade os participantes tiveram a oportunidade de devolver à natureza dois cágados-mediterrânicos (Mauremys leprosa), baptizando-os de Casco e Riscas.


video

terça-feira, 19 de julho de 2011

Libertação: 19 de Julho de 2011

Devolução à natureza de um galeirão-comum (Fulica atra)
Quinta de Marim, Olhão

Aproveitando a visita ao RIAS da Associação 4 ao Cubo, foi devolvido à natureza um galeirão-comum que se encontrava em recuperação.

Esta ave foi encontrada por técnicos do RIAS na zona de Olhão.
No exame clínico foi possível determinar que se tratava de um juvenil e que se encontrava muito debilitado. O processo de recuperação consistiu em fluidoterapia e descanso e posteriormente em alimentação cuidada.
Após este ter recuperado forças foi transferido para uma câmara de muda exterior, onde lhe foi possível exercitar o voo.

Foi devolvido à natureza pelos participantes que o baptizaram de "Roberto Frangueiro".




Esta acção contou ainda com uma prévia explicação aos participantes sobre o trabalho desenvolvido no RIAS e jogos didáticos.


segunda-feira, 18 de julho de 2011

Libertação: 17 de julho de 2011

Devolução à natureza de 1 mocho-galego (Athene noctua)
Quinta de Marim, Olhão

Este mocho foi encontrado em Olhão por um particular, que o recolheu e entregou directamente no RIAS.
Tratava-se de um juvenil, que terá caido do ninho na tentativa do seu primeiro voo e por se encontrar numa estrada movimentada foi reencaminhado para o centro.

No exame clínico não foram observadas lesões, pelo que o seu processo de recuperação apenas consistiu em alimentação adequada à espécie e descanso. Numa fase final, a ave foi transferida para uma câmara de recuperação de maiores dimensões onde lhe foi permitido exercitar o voo e realizar treinos de caça.

Foi libertado pelo mesmo particular que o encontrou, baptizando-o de Nave Espacial.



video


sexta-feira, 15 de julho de 2011

Libertação: 13 de Julho de 2011

Devolução à natureza de 2 Galeirões (Fulica atra)
Quinta de Marim, Olhão

No passado dia 13 de Julho, o RIAS devolveu à natureza dois Galeirões que se encontravam em recuperação no centro.

Ambas as aves foram recolhidas nos arredores de Faro por técnicos do RIAS, que os trouxeram até ao centro de recuperação. Apresentavam sintomas compatíveis com Botulismo, o que levou a que o seu tratamento consistisse em fluidoterapia e ingestão de carvão activo de modo a eliminar a intoxicação. Posteriormente foram colocados numa câmara de recuperação com espaço suficiente para se exercitarem com mais facilidade. Quando se encontravam totalmente recuperados, procedeu-se à sua devolução à natureza.

Foram devolvidos numa lagoa na Quinta de Marim, local propício para a sua espécie, com alimento e espaço suficiente para a sua sobrevivência. Foram então baptizados de "Punhal " e "Facadas".


video

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Poesias do RIAS

Morcego-pigmeu

Quem nunca viu este mamífero voador
A pairar pela noite em grande esplendor?
Fazem o seu abrigo em grutas e fendas,
E por vezes até entram em tendas.

 
São muito pequenos até quando adultos
Na escuridão parecem velozes vultos.
Apanham insectos através do seu sonar
Que lhes permite pelo crepúsculo voar.

Autor: Mauro Hilário


Libertação: 7 de Julho de 2011

Devolução à natureza de 1 Morcego-pigmeu (Pipistrellus pygmaeus)
Quinta de Marim, Olhão

Este animal entrou na casa de um particular, ao que parecia, desorientado, na região de Gambelas, e foi posteriormente recolhido e entregue no RIAS.
Foram realizados exames preliminares e verificou-se que encontrava bem de saúde, apenas ligeiramente desidratado e com fome. Após hidratação e alimentação à base de larvas de insecto, procedeu-se à libertação do morcego ao final do dia, altura em que se estes animais de encontram um pouco mais activos.


quarta-feira, 13 de julho de 2011

Actividades da ALDEIA na Biologia de Verão - Ciência Viva


De 15 de Julho a 15 de Setembro vai decorrer um pouco por todo o país o Programa Ciência Viva no Verão. A Associação ALDEIA vai participar com actividades na área da Biologia. As inscrições estão abertas e são gratuitas e obrigatórias para todas as actividades.

Actividades promovidas pela Associação ALDEIA no âmbito da biologia no Verão - Ciência Viva:

Aldeia - Núcleo Nordeste - Vimioso

18 de Julho - "Oficina de Etnobotânica".
21 de Julho - “O meu herbário”.
11 de Agosto - “Oficina de tinturaria natural”. 
18 de Agosto - “Pelo Trilho dos Ferreiros".


CERVAS - Centro de Ecologia, Recuperação e vigilância de Animais Selvagens - Gouveia

26 de Julho - “Conservação de Aves de Rapina Nocturnas”.
28 de Julho - "Recuperação de Fauna Selvagem".
11 de Agosto - "A vida das aves".


Rias - Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens - Ria Formosa - Olhão


20 de Julho - "Biologia e ecologia de cágados"
22 de Julho - "Observação de Aves da Ria Formosa"
26 de Julho - "Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens"
2 de Agosto - "As aves e a sua alimentação" 
23 de Agosto - "Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens" 
2 de Setembro - "Observação de Aves da Ria Formosa"


Libertação: 09 de Julho de 2011

Devolução à natureza de 1 peneireiro-vulgar (Falco tinnunculus)
Quinta de Marim, Olhão

No passado dia 9 de Julho, o RIAS juntamente com o Agrupamento 1200 - Quelfes CNE, devolveram à natureza um peneireiro-vulgar que se encontrava em recuperação no centro.

Este animal foi encontrado por um particular, que o recolheu e entregou no Canil da Câmara Municipal de Loulé, que por sua vez o encaminhou para o centro de recuperação.

Como se tratava de uma cria, determinou-se que a sua causa de ingresso terá sido queda do ninho.

No exame clínico não foram detectadas lesões pelo que o seu processo de recuperação consistiu em alimentação cuidada e descanso. Após o desenvolvimento apropriado das penas e condição corporal, a ave foi transferida para uma câmara de recuperação onde lhe foi permitido realizar treinos de voo e caça.

Foi devolvido a natureza pelos participantes que o baptizaram de Chau.




video

terça-feira, 12 de julho de 2011

Libertação: 10 de Julho de 2011

Devolução à natureza de 1 galinha-d'água (Gallinula chloropus)
Quinta de Marim, Olhão

Este animal foi encontrado, recolhido e entregue no RIAS por um particular, por este se encontrar perto de uma estrada.

No exame clínico foi possível detectar que o animal encontrava-se um pouco desorientado e desidratado. A ave foi sujeita a fluidoterapia e, uma vez que no final do dia já se mostrava com mais forças, procedeu-se à sua imediata devolução num local mais apropriado para a espécie.

Reportagem sobre o RIAS

Já se encontra disponível na página de internet da TVI, a reportagem da devolução à natureza de uma cegonha-branca e duas gaivotas-de-patas-amarelas realizada pelo RIAS no passado dia 30 de Junho.

Clique aqui para ver o vídeo!! (minuto 24:03)

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Libertação: 07 de Julho de 2011

Devolução à natureza de 1 abelharuco (Merops apiaster)
Quinta de Marim, Olhão


No passado dia 7 de Julho, o RIAS devolveu à natureza um abelharuco jovem, que se encontrava em cativeiro ilegal.

Clinicamente o animal encontrava-se em boas condições, encontrando-se apenas um pouco desidratado. Assim sendo, o processo de recuperação consistiu em descanso, alimentação adequada e numa fase final pequenos treinos de voo.

Foi devolvido à natureza por técnicos e voluntários do RIAS, que o baptizaram de Floripes.



video

sábado, 9 de julho de 2011

Libertação: 05 de Julho de 2011

Devolução à natureza de 1 cegonha-branca (Ciconia ciconia)
Quinta de Marim, Olhão


Aproveitando a visita da Associação Desportiva de Olhão 4 ao Cubo, o RIAS devolveu à natureza uma cegonha-branca que se encontrava em recuperação.

Este animal foi encontrado em Faro, por um particular que mediante a equipa SEPNA-GNR a fez chegar ao centro. Tratava-se de uma queda de ninho que ao exame clínico não revelou quaisquer lesões. O seu processo de recuperação consistiu em descanso e alimentação cuidada e numa fase final, pequenos treinos de voo.

Foi devolvida à natureza pelos participantes que a baptizaram de 4 ao Cubo.



No inicio desta actividade foi realizada uma palestra acerca do trabalho e importância do RIAS, seguida de jogos didáticos envolvendo a vida selvagem portuguesa.