O RIAS é o Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens da Ria Formosa e está localizado em Olhão. Desde meados de 2009 a sua gestão está a cargo da Associação ALDEIA, em parceria com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e a ANA-Aeroportos de Portugal, através do Aeroporto de Faro.

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

O RIAS participou no evento "Estrelas de Natal na MSCAR"

A convite da Casa do Povo do concelho de Olhão o RIAS marcou presença no evento "Estrelas de Natal na MSCAR" que se realizou no edifício sede da MSCAR em Faro.

Esta iniciativa de cariz solidário teve como principal objectivo auxiliar e dar a conhecer as diversas Instituições de Solidariedade Social que existem no Algarve e que, por falta de divulgação e mediatismo, acabam por ser esquecidas, vendo ainda mais agravadas as suas recorrentes carências.

No final do evento, os participantes foram presenteados com a libertação de um peneireiro-vulgar que se encontrava em recuperação no nosso centro.

A ave em questão deu entrada no RIAS no dia 27 de Julho de 2011 após ter sido recolhida em Beja por elementos da equipa GNR/SEPNA-Beja e entregue pelos vigilantes do Parque Natural de Vale do Guadiana.

A equipa veterinária verificou que apesar de não apresentar nenhum tipo de lesão física, a ave apresentava as penas da asa direita e da cauda queimadas por razões desconhecidas. Deste modo o seu processo de recuperação consistiu em alimentação regular até ao crescimento das penas lesadas e no final treinos de voo e caça. A ave durante o processo esteve sempre em contacto com outros indivíduos da mesma espécie até ao momento da sua libertação.



Sem comentários: