O RIAS é o Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens da Ria Formosa e está localizado em Olhão. Desde meados de 2009 a sua gestão está a cargo da Associação ALDEIA, em parceria com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e a ANA-Aeroportos de Portugal, através do Aeroporto de Faro.

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Libertação: 20 de Dezembro de 2011

Devolução à natureza de 2 cágados-mediterrânicos (Mauremys leprosa)
Quinta de Marim, Olhão


Estes dois cágados deram entrada no RIAS nos dias 19 e 23 de Setembro de 2011, ainda crias, após terem sido recolhidos por particulares devido ao local em questão poder pôr em causa a sua segurança e bem-estar.

Visto que ainda eram crias, apresentavam 5 e 6 gramas, e de forma a aumentar a probabilidade da sua sobrevivência, os técnicos do centro resolveram mantê-las até atingirem um tamanho que lhes garantisse segurança na natureza. Durante esse período foram mantidas em conjunto e receberam alimentação adequada à espécie.

Após atingirem os 4 centímetros de comprimento, os técnicos do RIAS procederam à sua libertação no lago da sede do Parque Natural da Ria Formosa que apresenta as condições ideais para a manutenção da espécie.


Sem comentários: