O RIAS é o Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens da Ria Formosa e está localizado em Olhão. Desde meados de 2009 a sua gestão está a cargo da Associação ALDEIA, em parceria com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e a ANA-Aeroportos de Portugal, através do Aeroporto de Faro.

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Libertação: 2 de Dezembro de 2011

Devolução à natureza de 1 águia-de-asa-redonda (Buteo buteo)
Escola básica de Vale da Parra, Albufeira


No início de Março de 2011 deu entrada no centro uma águia-de-asa-redonda após ter sido recolhido no concelho de Albufeira e entregue por particulares.

Ao ser examinado pela equipa veterinária, detectou-se que a ave apresentava uma fractura parcialmente consolidada de cúbito da asa direita e a perda da integridade ocular no olho esquerdo. Face aos sinais clínicos que apresentava, a sua recuperação consistiu em imobilização da asa direita até à consolidação total do osso seguida de fisioterapia. Posteriormente, a águia foi colocada numa câmara de grandes dimensões onde pôde treinar o voo e a caça.

No final a equipa do RIAS organizou a sua libertação em Albufeira que foi antecedida de uma palestra na Escola básica de Vale da Parra onde se mostrou como funciona um centro de recuperação e se deu a conhecer um pouco mais sobre a espécie libertada.









Sem comentários: