O RIAS é o Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens da Ria Formosa e está localizado em Olhão. Desde meados de 2009 a sua gestão está a cargo da Associação ALDEIA, em parceria com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e a ANA-Aeroportos de Portugal, através do Aeroporto de Faro.

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Libertação: 9 de Novembro de 2011

Devolução à natureza de 1 camaleão (Chamaeleo chamaeleon)
Quinta de Marim, Olhão


 
No dia 8 de Novembro, uma funcionária da instituição "Apoio à Rapariga" de Faro entregou no RIAS um camaleão que estava na posse de um grupo de jovens, que o tinham recolhido no recinto da escola que frequentavam.

Após ter chegado ao centro, o camaleão foi examinado pela equipa veterinária que verificou que o animal apresentava uma excelente condição física e não se verificou nenhum tipo de lesão. Contudo, decidiu-se manter o animal durante uma noite para determinar se o animal conseguia alimentar-se sozinho.
 
No dia seguinte os técnicos do centro procederam à sua devolução na Quinta de Marim, local privilegiado para a ocorrência desta espécie, na presença das jovens em questão. A libertação foi precedida de uma pequena visita ao centro de interpretação ambiental, onde se mostrou como funciona o centro e deu a conhecer um pouco mais acerca dos principais grupos de vertebrados que costumam dar entrada no RIAS, como também tentou-se incentivar as jovens a contribuir para a conservação da biodiversidade na nossa região.


Sem comentários: