O RIAS é o Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens da Ria Formosa e está localizado em Olhão. Desde meados de 2009 a sua gestão está a cargo da Associação ALDEIA, em parceria com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e a ANA-Aeroportos de Portugal, através do Aeroporto de Faro.

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Libertação: 14 de Novembro de 2011

Devolução à natureza de 1 mocho-galego (Athene noctua)
Santo Estevão, Tavira.


No dia 21 de Agosto a equipa SEPNA/GNR-Tavira entregou no RIAS um mocho-galego juvenil com uma fractura na asa esquerda devido, possivelmente, a atropelamento ou à colisão com algum tipo de estrutura.

Devido aos sinais clínicos qua apresentava, a asa foi estabilizada com a ajuda de uma ligadura e foi-lhe administrado um anti-inflamatório. Após o osso ter sarado, o mocho foi colocado numa jaula com outros elementos da mesma espécie e avaliou-se não só o seu comportamento social como o voo e a caça.

Após ter um parecer positivo da equipa do centro, os técnicos procederam à sua libertação que decorreu na Escola do Malhão em Santo Estevão, na presença de um grupo de crianças da escola e baptizado de "Malhão".



Sem comentários: