O RIAS é o Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens da Ria Formosa e está localizado em Olhão. Desde meados de 2009 a sua gestão está a cargo da Associação ALDEIA, em parceria com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e a ANA-Aeroportos de Portugal, através do Aeroporto de Faro.

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Acções de Educação Ambiental em Portimão e Silves

No dia 3 de Novembro o RIAS foi convidado a deslocar-se à escola eng. Nuno Mergulhão, em Portimão, e à instituição "Amigos dos Pequeninos", em Silves, para realizar acções de educação ambiental.

Em ambas as apresentações demonstrou-se como funciona um centro de recuperação de animais selvagens e deu a conhecer um pouco mais sobre os principais grupos de vertebrados que ocorrem no RIAS.


No final do dia os técnicos do RIAS organizaram a libertação de uma coruja-das-torres (Tyto alba). Esta coruja foi recolhida no dia 16 de Julho pela equipa SEPNA/GNR-Silves em Silves.

Face aos sinais clínicos que apresentava, lesão no ombro da asa direita e pequena escoriação na pata esquerda, a equipa veterinária do centro suspeitou de traumatismo provocado por colisão com algum tipo de estrutura.

A sua recuperação consistiu em imobilização da asa direita e limpeza e desinfecção da ferida na pata esquerda, até à recuperação dos dois membros. Após a sua recuperação e confirmação da capacidade de voo e caça procedeu-se então à sua libertação.

Sem comentários: