O RIAS é o Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens da Ria Formosa e está localizado em Olhão. Desde meados de 2009 a sua gestão está a cargo da Associação ALDEIA, em parceria com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e a ANA-Aeroportos de Portugal, através do Aeroporto de Faro.

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Libertação: 7 de Outubro de 2011

Devolução à natureza de 1 peneireiro-comum (Falco tinnunculus)
Escola D. Manuel I, Tavira


Uma cria de peneireiro-comum deu entrada no RIAS após ter sido recolhida  por um particular depois de ter caído do ninho.

Visto que se tratava de uma cria, o seu processo de recuperação consistiu em alimentação regular e, após o crescimento das penas, treinos de voo e caça. A fase final da recuperação realizou-se em contacto com outros peneireiros em recuperação no centro de forma a evitar a sua domesticação.

Ao verificar-se que o animal voava e caçava naturalmente os técnicos do RIAS procederam à sua libertação. Esta acção foi inserida numa actividade de educação ambiental para turmas de 5º ano na escola D. Manuel I em Tavira, tendo os alunos baptizado o peneireiro de "Manuel".










Sem comentários: