O RIAS é o Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens da Ria Formosa e está localizado em Olhão. Desde meados de 2009 a sua gestão está a cargo da Associação ALDEIA, em parceria com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e a ANA-Aeroportos de Portugal, através do Aeroporto de Faro.

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Libertação: 4 de Outubro de 2011

Devolução à Natureza de 1 Águia-de-asa-redonda (Buteo buteo)
Mata da Conceição, Tavira


Esta águia ingressou no RIAS no dia 11 de Agosto de 2011 apresentando uma fractura na asa esquerda, provavelmente devido a uma colisão com uma estrutura. Foi encontrada e recolhida por um particular em Tavira que a entregou directamente no centro.

O seu processo de recuperação consistiu em imobilização da asa até completa resolução da fractura. Mais tarde foi sujeita a treinos de voo e caça juntamente com outras águias num túnel de voo exterior.

Esta libertação esteve inserida nas comemorações do Dia Mundial do Animal e teve a colaboração do Canil e Gatil Municipal de Tavira e da Câmara Municipal de Tavira. Esta acção contou com a presença dos particulares que encontraram o animal e libertaram-no juntamente com o presidente da câmara municipal de Tavira, sendo baptizada de "Rita".








2 comentários:

Raquel Olanda disse...

Lindo dia que foi ontem! Fico muito contente ao lembrar-me que, apesar dos média divulgarem quase só desgraça, há eventos como o deste dia que fazem qualquer um se encher de ânimo! :) Um abraço a todos os que se preocupam e cuidam dos nossos amigos de outras espécies :).- Raquel Olanda

RIAS disse...

Muito obrigado pelo comentário.

Cumprimentos
RIAS